Por Melissa Alves
Veterinária, ornitóloga, coordenadora e professora do curso de observação de aves Rotina Passarinheira, além de ser guia de observação de aves
observaçãodeaves@faunanews.com.br
A atividade de observação de aves é um passatempo que pode ser praticado por qualquer pessoa e pode gerar muitos benefícios para quem a pratica e para as aves. Quem pratica a atividade relata que observar as aves tem efeito terapêutico, conectando o observador à natureza, às aves e ao momento presente de forma muito profunda e prazerosa.
As aves, quando observadas da forma correta e gentil, são sistematicamente avistadas, fotografadas e têm seus cantos gravados. Os observadores de aves desempenham um papel tão importante que são chamados de cientistas – no jargão ornitológico, mais especificamente, são denominados cidadãos-cientistas. O cidadão-cientista contribui com a Ciência ao coletar no ambiente natural inúmeras informações sobre as aves, como local onde moram, variações nos cantos, ambientes que frequentam, data que realizam migrações, tipos de ninho, comportamentos e alimentação específica para cada época e fase de desenvolvimento.
Devido ao tamanho enorme de nosso país e à grande diversidade de aves que temos, cerca de duas mil espécies diferentes, seria impossível para a comunidade científica colher essa enorme quantidade de informações. No entanto, a comunidade científica pode sim analisar os dados colhidos pelos cidadãos-cientistas para publicar artigos científicos que detalham comportamentos e tendências das populações de aves de locais específicos. Esses artigos científicos são utilizados como argumentos incontestáveis para a proteção de áreas verdes e de espécies de aves em situação de vulnerabilidade.
Ficou animado? Então eu separei cinco dicas práticas para que você consiga começar a observação de aves como um cidadão-cientista que, de fato, irá sentir-se feliz com a atividade e ainda estará contribuindo para a manutenção das aves em liberdade na natureza.
Para começar iniciar na observação de aves, você pode seguir os seguintes passos:
– Escolha um local para observar: minha primeira sugestão é que escolha a casa para possibilitar que você observe as aves todos os dias. Quando você dispuser de mais tempo ou recursos, sugiro que visite um local perto de sua casa, como um parque ou jardim, ou visite uma reserva natural. Existem locais próprios para praticar a observação de aves, que você pode visitar com um guia de observação de aves ou sem o guia quando o local tem uma infraestrutura de alimentação para as aves (comedouros).
– Adquira um livro guia: o guia de campo é, e sempre será, uma ferramenta muito útil para conhecer as aves que podem estar na sua região e para você se familiarizar com os nomes e as principais diferenças entre elas. O guia apresenta imagens e descrições de características importantes para identificar as espécies que você observa.
– Use binóculos: os binóculos irão ajudá-lo a detectar a presença e ver detalhes das aves, como padrão de plumagem, silhueta, detalhes de coloração e formato do bico e membros, que dificilmente conseguimos visualizar sem esse equipamento. No momento de adquirir o seu binóculo, saiba que o mais importante é que a configuração do equipamento seja a ideal para atividade: eu aconselho que seja 8 ou 10 aumentos (fator de alcance) e que o diâmetro da lente objetiva seja de 42 milímetros. Na hora de buscar esses parâmetros, você irá encontrar escrito assim: 8 x 42 ou 10 x 42. Recomendo o 8 x 42 para locais mais sombreados, como florestas, e o 10 x 42 para locais com muita luz, como praia ou cerrado.
– Anote o que você observa: crie o hábito de fazer um diário de observação de aves, que pode ser um simples caderninho onde você anota as espécies que é capaz de identificar, além da data e do local em que você encontrou as aves. Depois de construir esse hábito com a caderneta, eu aconselho que faça as listas de espécies no aplicativo chamado eBird, pois assim você já pode compartilhar as suas observações com os usuários dessa plataforma de ciência-cidadã presente em 253 países.
– Participe de grupos de estudos ou de observação de aves: junte-se a um grupo de observação de aves local ou participe de eventos de realizados por organizações ambientais como a SAVE Brasil e o Avistar.
Nos meus canais no YouTube e no Instagram, você também vai aprender muito sobre como identificar as aves da sua região por conta própria a partir do canto e da aparência. Essas dicas são excelentes para aprender mais sobre as aves e para compartilhar suas observações com outros amantes da natureza. Dessa forma, nosso bando de admiradores de aves só aumenta, nós ficamos felizes e as aves também agradecem!
Desejo-lhe muito sucesso e prazer na sua jornada de observação de aves!
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)