Aiuká
Fundada em 2010 pelos veterinários Valeria Ruoppolo e Rodolfo Silva, que possuem mais de 25 anos de experiência em emergências ambientais com fauna, a Aiuká é uma empresa brasileira pioneira na prevenção, resgate e reabilitação de fauna oleada. A origem de seu nome é do idioma iorubá, onde “aiuká” significa “fundo do mar”.
Desde 17 de novembro de 2024, faz parte da OceanPact, que através de sua empresa de consultoria EnvironPact Sustentabilidade e Resiliência (“EnvironPact”), fez a aquisição de 95% das operações da Aiuká.
A Aiuká se destaca por sua excelência técnica e aplicação das melhores práticas nacionais e internacionais no tratamento de animais impactados por derramamentos de petróleo e outras crises ambientais. Reconhecida internacionalmente, possui infraestrutura especializada e expertise no planejamento, gestão e resposta a fauna em emergências ambientais, tendo participado em mais de 50 eventos a nível global. Hoje, conta com três Centros Operacionais: a matriz em Praia Grande (SP) e as filiais em Rio das Ostras (RJ) e Lima, no Peru.
Somos membro fundador do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS), uma rede internacional que é composta por 10 organizações cujo objetivo é melhorar a preparação global para resposta a incidentes envolvendo a fauna. Os profissionais da Aiuká também integram as equipes internacionais de resgate do International Bird Rescue (IBR) e do International Fund for Animal Welfare (IFAW).
Além do trabalho em emergências envolvendo fauna, a Aiuká desenvolve ações voluntárias de responsabilidade socioambiental que englobam a capacitação de guardas civis ambientais, especialmente em Praia Grande e São Vicente, na Baixada Santista (SP). Essas ações incluem, também, o recebimento e atendimento de animais silvestres resgatados por esses guardas, garantindo o tratamento necessário e a destinação mais adequada, como a devolução à natureza.