Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Equipes da Polícia Militar Ambiental realizaram ontem, 2 de março, uma operação em Mogi das Cruzes, município da Região Metropolitana de São Paulo, para verificar denúncias da existência de uma quadrilha que pratica caça na região. Três homens foram detidos e armas, munições e equipamentos para atrair e abater animais silvestres foram apreendidos. Um trinca-ferro (Saltator similis) foi encontrado em uma gaiola.
Quatro grupos do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental foram estruturados para atuarem simultaneamente nos locais onde estariam os caçadores. As informações recebidas pelos policiais indicavam que os suspeitos se conheciam e atuavam juntos nas caçadas e havia, portanto, a possibilidade de eles se comunicarem.
No total, os policiais apreenderam oito armas (quatro espingardas, três rifles e uma pistola), quase 700 munições de diversos calibres, pistola de plástico e equipamentos específicos para caça, como silenciadores, lunetas, apitos, câmeras trap, óculos de visão noturna e uma roupa camuflada. Na residência de um dos detidos, havia uma ave ilegal.
O caso foi registrado pela Polícia Civil de Mogi das Cruzes, onde dois homens ficaram presos. O terceiro detido irá responder pelos crimes em liberdade.