Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Um muriqui-do-sul, um cateto e uma ave de espécie não identificada foram encontrados mortos na noite de sexta-feira, 20 de agosto, em um acampamento de caçadores dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo. Um homem de 56 anos foi preso e outro conseguiu escapar da equipe da PM Ambiental.
Durante 13 horas, os policiais realizaram um patrulhamento em trilhas da unidade de conservação entre São Luiz do Paraitinga e Ubatuba. O som de disparos de tiros acabou chamando a atenção da equipe que conseguiu localizar dois homens, Um deles conseguiu fugir, mas deixou uma espingarda cair. O outro, também armado com espingarda, foi detido. Eles tinham acabado de matar um cateto (Pecari tajacu).
No acampamento montado no meio da mata onde a dupla estava fazia três dias, os policiais encontraram parte de um muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) assado e, em uma panela, uma ave era preparada com arroz.
A ocorrência foi apresentada da Delegacia de Ubatuba na madrugada de sábado. O homem detido permaneceu preso e irá responder por crime ambiental (caça) e posse irregular de arma de fogo. Ele foi multado em R$ 20 mil.
O muriqui-do-sul é um macaco que existe somente na Mata Atlântica dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Além da fragmentação e perda da qualidade de seu habitat, a caça é apontada como uma das principais ameaças à espécie. Estima-se que a população mínima seja de 1.300 animais, não ultrapassando 500 indivíduos maduros. Na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção está classificado como “em perigo”.