Por Fernanda Zimmermann Teixeira
Bióloga, mestre e doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e integrante do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias (NERF)
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Muitas espécies arborícolas evitam descer das árvores e se locomover no chão e isso pode fazer com que as estradas sejam uma barreira ao deslocamento desses animais. Por outro lado, quando eles descem ao solo e tentam cruzar as vias, podem ser atropelados. São inúmeros os registros de animais arborícolas e semi-arborícolas atropeladas nas estradas brasileiras.
Pontes de dossel são a medida de mitigação mais comum para garantir travessias seguras de animais arborícolas e semi-arborícolas sobre infraestruturas lineares, como rodovias, ferrovias e gasodutos. Essas pontes podem ser formadas pela manutenção do dossel (copas de árvores) em cima da infraestrutura, formando aqueles túneis verdes de árvores que se tocam por cima de uma estrada, ou pela instalação de estruturas artificiais para travessia, como pontes de corda, troncos ou estruturas de metal.
O Brasil foi um dos países pioneiros na instalação desse tipo de medida, tendo a primeira ponte de dossel instalada há quase 30 anos. O Programa Macacos Urbanos preparou as primeiras pontes de corda, com foco no bugio-ruivo, em Porto Alegre (RS), a partir do início dos anos 2000. Desde então, muitas outras foram instaladas em diferentes regiões do Brasil com foco em aumentar a conectividade para diferentes espécies de animais arborícolas.
Pesquisa científica
Com o objetivo de mapear essas iniciativas, publicamos um artigo com uma compilação de projetos com pontes de dossel em diferentes regiões do país. Esse trabalho faz parte da edição especial do periódico Folia Primatologica sobre estudos com pontes de dossel ao redor do mundo.
Nesse artigo, mapeamos um total de 151 pontes de dossel existentes em 15 estados brasileiros. A maior parte dessas pontes foi instalada na Mata Atlântica e na Amazônia e algumas no Cerrado. Mais de 22 espécies de animais arborícolas e semi-arborícolas já foram identificadas utilizando essas travessias, incluindo primatas, marsupiais, roedores e preguiças.
Nossa compilação inclui o mapeamento de 39 pontes naturais que são manejadas a partir da manutenção do dossel sobre a estrada. A maioria delas está no trecho da BR-174, que cruza a Terra Indígena Waimiri Atroari. Os indígenas que vivem nessa área estavam incomodados com as altas taxas de atropelamento após o asfaltamento dessa rodovia, que ocorreu em 1993, e a desde 2005 estão desenvolvendo um projeto de conservação em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e, mais recentemente, do Instituto Smithsonian.
Nosso artigo é um novo passo para aumentar o conhecimento sobre as pontes de dossel, já que o número de publicações sobre o tema ainda é pequeno. Há ainda muitas perguntas a serem respondidas, como qual o melhor design de travessia para as diferentes espécies e o quanto essas medidas previnem ou minimizam os impactos de infraestruturas lineares. Por fim, ao mesmo tempo que conseguimos mapear um número impressionante dessas estruturas, fico feliz por saber que ao ser publicado esse trabalho já está desatualizado, pois nos últimos meses novas pontes estão sendo construídas pelo Brasil!
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