Por Karlla Barbosa
Bióloga, especialista em Tecnologias Ambientais, mestre em Conservação Ambiental e Sustentabilidade e doutoranda em Zoologia. É coordenadora de projetos na SAVE Brasil, principalmente no Projeto Cidadão Cientista
observaçãodeaves@faunanews.com.br
Você costuma contar as aves quando observa? Contar os indivíduos é uma prática que ajuda a aumentar a sua percepção e encontrar aves em mais lugares. Além disso, qualquer observação que você mencionar, nas fotos ou nas listas que postar, pode ajudar a conhecermos mais sobre as espécies. Talvez quando olhamos uma informação isolada ela pode não fazer muito sentido, mas quando juntamos dados de diversas pessoas, pode revelar características ou comportamentos antes desconhecidos.
Um exemplo disso ocorre quando temos dados de abundância (número de indivíduos) das espécies ao longo do tempo em uma localidade. Esses dados podem revelar como está acontecendo a flutuação populacional de uma espécie, ou seja, o aumento ou a diminuição das populações das aves. Algumas dessas variações populacionais são naturais, como é o caso das aves migratórias que só aparecem ou aumentam suas populações em determinada época do ano em uma localidade.
Porém, quando alguma alteração acontece no ambiente, a dinâmica dessas populações pode ser afetada, ou seja, através das aves podemos conhecer o que está acontecendo com o nosso ambiente. As aves podem servir como um termômetro ambiental que apontam para problemas como poluição ou caça, por exemplo. Dado o alerta, é possível buscar alternativas para ajudar as aves e os ambientes a se recuperarem.
O Pequeno Manual de Ciência Cidadã fornece dicas de como contar as aves. Contar as aves e compartilhar nas listas no eBird ajudam a contribuir com o conhecimento científico sobre as espécies e ,dessa forma, contribuem com a sua conservação.
Temos muito o que conversar sobre ciência cidadã e sua importância, mas vou deixar para contar histórias de sucesso nos próximos artigos!
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)