Por Ana Júlia Cano
Coordenadora de Comunicação da SAVE Brasil. Nasceu em Campinas, mora em São Paulo e passarinha desde 2018
observacaodeaves@faunanews.com.br
A jacutinga (Aburria jacutinga) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica e tem papel fundamental para a manutenção da floresta, uma vez que é uma exímia dispersora de sementes de vários vegetais. Por conta da caça e do desmatamento, infelizmente ela se encontra em perigo de extinção.
Para quem não conhece, o Projeto Jacutinga, da SAVE Brasil, recebe indivíduos da espécie nascidos em zoológicos e criadouros lá no nosso viveiro em São Francisco Xavier, na serra da Mantiqueira paulista. Nesse viveiro, realizamos um trabalho criterioso a fim de preparar essas aves para serem soltas na natureza, em vida livre. No vídeo a seguir, o youtuber Chico Abelha mostra cada cantinho do nosso viveiro e você pode entender todos os detalhes diretamente pelas palavras da entrevistada Alecsandra Tassoni, coordenadora do projeto.
https://youtu.be/qVQdlrypdC8
Mas o trabalho da SAVE Brasil não acaba no momento da soltura. Pelo contrário. Os indivíduos são constantemente monitorados, processo necessário para avaliarmos os resultados da soltura no ambiente e a adaptação de cada ave ao meio. E, claro, várias pessoas monitorando é muito mais efetivo do que apenas a equipe SAVE Jacutinga. Por isso, a participação dos moradores de São Francisco Xavier é essencial para o projeto. Eles nos ajudam nessa importante tarefa de dedurar onde viram a jacutinga, o que ela estava fazendo, se ela estava acompanhada e por aí vai – uma boa fofoca de interior do mundo animal.
“Avistar um animal considerado em perigo de extinção todo bonito, bem alimentado e forte em plena natureza, adaptado ao habitat natural, é muito satisfatório.”
Depoimento de João Francisco, Amigo da Jacutinga e encarregado de um dos sítios localizado na estrada dos Poncianos, em São Francisco Xavier
Para incentivar os habitantes do pacato município da serra da Mantiqueira a reportarem o avistamento de jacutingas e para demonstrar como o engajamento de cada pessoa e de cada sítio importa para o projeto, fizemos uma série de pequenas ações que se mostraram muito eficientes. Para começar, é possível comunicar o avistamento sem grandes formalidades – basta mandar uma mensagem ou áudio com foto da ave avistada para o zap do Projeto – (12) 99117-7197 – ou então pelas redes sociais. Isso facilita muito a ponte das pessoas com a equipe da SAVE Brasil.
Além disso, para reforçar a importância do monitoramento participativo para o projeto, quem reporta o avistamento ganha um certificado de “Protetor da Jacutinga” e a casa, chácara ou sítio onde ela foi avistada recebe uma placa de “Propriedade Protetora da Jacutinga” para ser instalada no portão.
Mas reportar o avistamento não é a única forma de apoiar o projeto. Alguns comerciantes locais oferecem seus serviços ou produtos como prêmios para moradores que fizerem o monitoramento participativo. Isso mesmo! A primeira pessoa a avistar a jacutinga no mês ganha uma pizza do Pangea Bar e um corte de cabelo ou hidratação do Salão Brothers. Já a pessoa que realiza o segundo avistamento do mês ganha um incrível café da manhã para dois no Bruno Pães Artesanais.
A suspensão das atividades de campo do projeto em decorrência da pandemia mostra quão essencial as contribuições da comunidade são. Entre abril de 2020 e maio de 2021, tivemos 18 avistamentos de cinco indivíduos por moradores locais.
Além dos incentivos mencionados acima, o Projeto Jacutinga promove workshops sobre guarda responsável de animais domésticos (uma vez que eles soltos representam uma ameaça às jacutingas reintroduzidas), passeios para observação de aves, treinamentos de guias e pousadas da região para receber observadores de aves, atividades nas escolas para ensinar as crianças sobre a importância da conservação da Mata Atlântica e das espécies que ela abriga e desenvolvimento de materiais de capacitação para professores sobre esse assunto.
Não há dúvidas: o Projeto Jacutinga é exemplar quando se trata de promoção da ciência cidadã. E a maior prova disso é que todos de São Francisco Xavier conhecem e amam essa ave. Construir uma rede de apoio na qual o engajamento da comunidade tem centralidade nos aproxima imensamente de atingir o nosso grande objetivo, que é a conservação das espécies no Brasil.
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)