
Por Juliana Vitório
Bióloga e assistente de projeto na SAVE Brasil. Trabalha conectando pessoas à natureza por meio do Programa de Voluntariado ISS (aves limícolas) e do Programa Amigos da SAVE Brasil
observacaodeaves@faunanews.com.br
Uma paixão que reúne pessoas, que faz lágrimas rolarem de emoção e, às vezes, de tristeza. Uma paixão que fixa os olhares e atenta os ouvidos – que muitas vezes pede silêncio e a concentração daquele instante decisivo. Uma paixão que mobiliza nações, que movimenta milhões de dólares. Que reúne seres humanos apaixonados para acompanhar e participar de eventos mundiais, nos quais vários países participam tentando superar seus próprios limites em prol de algo maior.
Você pode estar achando que estamos falando de futebol ou das Olimpíadas, mas se você pensou isso, pensou errado! Estamos falando de uma paixão chamada observação de aves, uma atividade diferente, mas que, assim como o futebol ou outros esportes, promove tudo isso que descrevi acima e é capaz de conectar pessoas de todos os cantos da Terra.
E assim como no mundo esportivo, a observação de aves também tem um evento mundial com data marcada para acontecer: é Global BIG DAY!
Todos os anos, no mês de maio, observadores de aves e amantes da natureza de todos os cantos do planeta se reúnem para registrar o maior número possível de aves em 24 horas. O Big Day é um dos momentos mais aguardados do ano. Se tornou uma maratona pela natureza, com uma competição saudável e divertida entre os países, e que tem alcançado números incríveis a cada edição.
O evento é organizado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, nos EUA, e para você ter uma noção, somente no ano passado, 50 mil pessoas de 175 países participaram. Esse povo todo registrou 6.488 espécies em mais de 120 mil listas – e o Brasil ficou em quarto lugar no número de espécies registradas! Não é sensacional?

E se você pensa que só especialistas e mestres da observação de aves podem participar, lhe digo que não: o Global Big Day é um evento aberto, no qual qualquer pessoa pode participar de onde estiver, seja em uma praça, no quintal ou até mesmo da janela do apartamento. Todas as aves contam! Além do mais, você não precisa observar aves por 24 horas seguidas. Basta dedicar quinze minutos ou algumas horas do seu dia e registrar as aves ao seu redor. Só com esse tempinho, você já estará fazendo parte dessa importante celebração e ainda ajudando o Brasil a entrar no ranking mundial deste ano! Será?!
Hum… Se você se animou em participar e quer saber por onde começar, eu ajudo! Aqui vão algumas dicas valiosas para você se tornar um cidadão cientista e voar com a gente neste sábado, 8 de maio.

1 – Faça o seu passaporte de cidadão cientista do mundo das aves criando uma conta no eBird
O eBird é uma plataforma de ciência cidadã criada em 2002 pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, que permite criar, armazenar e gerenciar listas de aves. Os dados coletados por observadores, ornitólogos e amantes das aves de todo o mundo ficam armazenados em uma plataforma aberta e servem de base para diversos estudos, como identificar o aumento ou declínio de populações, distribuição geográfica das espécies, padrões de comportamento, migração e por aí vai.
2 – Baixe o aplicativo eBird no celular e divirta-se fazendo listas de aves por onde estiver
No seu celular, de forma rápida e simples, você pode registrar as aves enquanto estiver passarinhando. Além disso, o aplicativo permite que você acompanhe a distância percorrida durante a passarinhada e que explore hotspots próximos. É 100% gratuito e está disponível para iOS e Android.

3 – Esqueça o medo de identificar as aves! Utilize a tecnologia a seu favor e descubra um mundo cheio de encantos ao alcance das suas mãos
O Merlin é um aplicativo para celular que veio para ajudar os observadores a identificar as aves mais facilmente. Também foi criado pela Cornell, é conectado ao eBird e é gratuito! Com o Merlin é possível identificar as espécies a partir de características que você viu ou até mesmo por meio de uma foto clicada com a câmera do celular. Ele também lhe oferece um guia de bolso das aves de acordo com a sua localidade, com fotos, informações sobre cada espécie, mapa de distribuição e vocalizações.
4 – Quem é o cantor?
É mágico. Uma novidade dos últimos meses é que agora temos um aplicativo que identifica as aves pelos seus cantos! O BirdNET é o shazam dos passarinhos e vai ajudar muito quando surgir aquela dúvida de qual ave está cantando. É gratuito e muito simples de usar: basta gravar o canto do seu celular pelo app e o sistema de reconhecimento automático do aplicativo identifica o cantor.
5 – Não curte muito aplicativos? Não se preocupe, faça listas direto no site do eBird e ainda adicione mídias
Se você prefere fazer listas de aves e anotar tudo em uma caderneta, uma ótima opção para partilhar as suas observações é inseri-las diretamente no site eBird.org. Basta preencher algumas etapas no site, como onde foi a observação e quais espécies de aves você viu e ouviu na ocasião. Você também pode ilustrar as suas listas inserindo fotos e sons das aves observadas.
6 – Vem fazer o BIG DAY com a SAVE Brasil
A gente aqui na SAVE Brasil organizou um grupo de apoio no WhatsApp para quem quiser fazer o Big Day com nosso apoio. Além disso, se você fica inseguro para utilizar o eBird, nós criamos uma série de vídeos curtinhos chamada eBird para patos, ensinando a usar o aplicativo do zero, de um jeito bem didático, porque, afinal, seja você um gavião, tico-tico ou marreco, o BIG DAY é para todo mundo participar!
Agora que você já sabe como participar do Global Big Day, sugiro que coloque o despertador para acordar cedinho neste sábado, 8 de maio. Venha se divertir com gente do mundo inteiro nessa data tão especial, vale lembrar, por algo muito maior: a conservação das aves!
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)