Por Leonora Sales e Williany BSouza
Foto: Diogo Lagroteria
Endêmico do estado do Amazonas e com distribuição restrita à região dos municípios de Manaus, Itacoatiara e Rio Preto da Eva, o sauim-de-coleira é considerado um dos mamíferos mais ameaçados do bioma amazônico.
Foto: Duda Menegassi
A expansão desordenada da área urbana, invadindo a floresta, é um dos motivos que ameaçam a espécie. Nesta web story, você vai conhecer cinco curiosidades sobre o sauim-de-coleira.
Foto: Diogo Lagroteria
De nome científico Saguinus bicolor, o sauim-de-coleira tem uma faixa branca que vai da cabeça até metade do peito, seguida de pelagem marrom-avermelhada.
Foto: Agência Brasília | Wikimedia Commons
A espécie é considerada animal-símbolo de Manaus. E isso está na lei! Em 4 de outubro de 2005, o governo municipal publicou o Decreto nº 8.101, que estabelece o Saguinus bicolor como representante da cidade.
Foto: Ibama | Divulgação
O sauim-de-coleira, quando adulto, pode pesar até 500 g e medir entre 28 e 32 cm de comprimento, sem contar a cauda. Sua cauda pode medir entre 38 e 42 cm.
Foto: Whaldener Endo | Wikimedia Commons
Esses primatas se alimentam de frutos, flores, pequenos vertebrados, ovos, goma de algumas árvores e néctar.
Foto: Marie Hale | Flickr
A espécie pode formar grupos de cinco a oito indivíduos, tendo a fêmea no comando. Uma fêmea pode dar à luz até duas vezes por ano, com a possibilidade de nascer dois filhotes por gestação.
Foto: Natalia Aparecida de Souza Lima
O sauim-de-coleira possui hábitos diurnos, iniciando suas atividades ao amanhecer e encerrando ao anoitecer. Tem comportamento territorialista, entrando em conflito com grupos vizinhos para garantir sua área de vida.
Foto: Rodrigo Agostinho | Divulgação
Assim como outros animais silvestres, o sauim-de-coleira sofre com os impactos causados pelas ações humanas. O primata vive em menos de 1% do Amazonas e está ameaçado de extinção.
Foto: Reprodução
Gif: Tenor