Cinco iniciativas para a proteção de primatas no Brasil

Os primatas são um grupo de mamíferos que compreende os animais conhecidos popularmente como “macacos”, mas além deles, inclui também os símios, lêmures, lóris e os tarsos.

Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de primatas. São cerca de 118 espécies com distribuição em quatro famílias e 19 gêneros. A Amazônia é o bioma que registra a maior concentração, com 92 espécies.

Gif: Tenor

Apesar de toda essa rica diversidade, são muitos os desafios encontrados por esses primatas na luta por sobrevivência em meio às ameaças ao hábitat e ao tráfico de fauna. Por esse motivo, vamos conhecer cinco iniciativas para proteção desses animais no Brasil.

Gif: Tenor

A Operação Sapajus Nordeste  é um projeto de combate ao tráfico de animais silvestres, estudo e proteção dos macacos-prego. É fruto da parceria Cetas Ibama e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

1. Operação Sapajus

Foto: Kenny Ross | Wikimedia Commons

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) é uma iniciativa do governo federal que possui como missão a promoção da conservação dos primatas e dos seus hábitats por meio da produção e gestão de conhecimento, manejo e envolvimento da sociedade.

2. CPB

Foto: ICMBio

Organização não governamental que abriga várias espécies de primatas brasileiros vítimas da perda de hábitat e de maus-tratos. Atua também no combate ao comércio ilegal através das ações de educação ambiental.

3. Projeto Mucky

Foto: Projeto Mucky

Elaborado em maio de 2015, o Plano de Ação Nacional (PAN) dos Primatas Amazônicos é um instrumento de gestão do governo federal que visa, de forma participativa com a sociedade, a proteção das espécies de primatas ameaçados no país, dentre eles o cuxiú-preto e o caiarara-ka’apor.

4. PAN Primatas Amazônicos

Foto: Fábio Manfredini | Wikimedia Commons

Em parceria com o Ibama, o Instituto é responsável por acolher grandes primatas e outros animais selvagens nativos e exóticos resgatados do tráfico de fauna e das situações de maus-tratos.

5. Instituto Conservacionista Anami

Foto: Instituto Conservacionista Anami

Compartilhe esse conteúdo para que chegue a mais pessoas.

Conhecia algum desses projetos?

Créditos Leonora Sales e Williany BSouza