conhece o  maior felino  das américas? 

Veja algumas curiosidades sobre a onça-pintada

Considerada o maior felino das Américas e o terceiro maior do planeta, a onça-pintada está ameaçada de extinção no Brasil. A destruição do meio ambiente  e a caça são os principais motivos dessa condição.

A onça-pintada desempenha um papel importantíssimo para o equilíbrio dos ecossistemas. A seguir, veja algumas características, curiosidades e funções desse mamífero de grande porte.

Com nome científico Panthera onca, pode pesar até 135 quilos e chegar a quase dois metros de comprimento.

Está entre os animais da fauna silvestre homenageados nas cédulas do Real brasileiro. Já sabe qual é? Se pensou na nota de 50 reais, a “oncinha”, acertou!

Também conhecida como jaguar, a onça-pintada é um animal muito popular e emblemático.

No Brasil, estima-se que sua população seja inferior a 10 mil indivíduos. A maior ocorrência desse animal no país é na floresta amazônica, enquanto sua menor incidência é na Mata Atlântica e na Caatinga.

A onça-pintada é um grande predador e com isso se torna essencial para o controle populacional das espécies das quais se alimenta. Com isso, ela ajuda a manter o equilíbrio ambiental.

Para que em nosso país a onça-pintada não exista apenas nas fotografias dos livros escolares, no imaginário da população e nas cédulas do Real, é preciso que todos lutem pela sua conservação.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

IMAGENS

Tenor/ Leonard Ramos (Wikimedia Commons)/ Bernard Dupont (Wikimedia Commons)/ Tenor/ Andrew Coyle (Wikimedia Commons)/ Tenor/ Bernard Dupont (Wikimedia Commons)/ Marcella Gomes Montenegro (Wikimedia Commons)/ Pixabay/ Gerry Zambonini (Wikimedia Commons).

TEXTO

Leonora Sales  e Williany BSouza

Nos acompanhe nas redes sociais

@faunanews