Papagaios  não são pets:  a domesticação de animais silvestres é cruel

Pássaros, macacos e até jabutis são algumas das espécies de silvestres que sofrem com a “cultura da domesticação”. Isso para atender única e exclusivamente aos anseios dos seres humanos.

O papagaio-verdadeiro, da família Psittacidae, é nativo do Brasil e uma das aves mais famosas do país, estando presente em todas as regiões e sendo muito conhecido também na literatura e música nacionais.

Popular para alguns como louro, o papagaio costuma chamar atenção pela beleza, inteligência e outras habilidades, sobretudo com os sons. Ele é capaz de memorizar e repetir muitas palavras, mas isso não faz dele um pet ou fantoche.

Animais silvestres criados  como bichos de estimação, como o papagaio, têm o seu bem-estar comprometido devido, muitas vezes, aos cuidados inadequados seja na alimentação, no ambiente insalubre, etc.

O papagaio domesticado perde o contato com o habitat natural e sofre com esse processo. Imagine alguém chegar na sua casa e levar você ou alguém da sua família contra vontade.

Muitos papagaios criados em cativeiro nem mesmo sabem voar ou sentem o que é ser livre.

Em relatório publicado  em 2019, a World Animal Protection apontou que papagaios costumam arrancar as próprias penas devido ao estresse crônico ocasionado pela vida em cativeiro.

Além de todos os problemas ocasionados à saúde do animal, a compra e venda de animais silvestres estimula diretamente o tráfico de fauna.

De acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), o tráfico de fauna é considerado a terceira maior atividade ilegal do planeta. A cada ano, o comércio ilegal retira mais de 38 milhões de animais silvestres da natureza no Brasil.

Bicho bonito é bicho solto! Animal silvestre não é pet. Não contribua com essa prática. Não financie a captura e o comércio de animais selvagens.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Beverly Lussier (Wikimedia Commons)/ PM Ambiental MS/ Tenor/ Angelo Caron (Wikimedia Commons)/ PRF/ Gláucia Seixas (PPV-PdA-FNB)/ Ibama/ PM  Ambiental SP/ PRF e PM SP/ PM Ambiental MS/ Bernard Dupont (Wikimedia Commons)/ Pixabay/ Tenor.

TEXTO