O Assum Preto e a crueldade romantizada na música de Luiz Gonzaga

Ative o som

“Tudo em vorta é só beleza. 

Sol de abril e a mata em frô, 

mas assum preto, cego dos óio, 

        num vendo a luz, ai, canta de dor”.

                           Assim inicia Assum Preto, canção de composição de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, imortalizada na voz do Rei do Baião.

Na canção, é contada a história de um assum-preto que teve os olhos furados para que pudesse cantar mais. Nela, o músico compara a dor da ave com a sua tristeza por não poder mais ver o seu amor.

White Frame Corner

Também conhecido como graúna, o assum-preto  é um pássaro de cor negra pertencente à família Icteridae. Ele pode ser encontrado em diversos países da América do Sul. No Brasil, é recorrente na caatinga nordestina.

0218

O assum-preto costuma viver em bandos pequenos. De hábitos noturnos, essa ave faz longas cantorias durante a noite. Quando canta, arrepia as penas da cabeça e do pescoço.

White Frame Corner

Onívoro, o assum-preto  se alimenta de sementes, insetos, frutos, aranhas e outros invertebrados. Ele também apanha insetos atropelados nas estradas para sua refeição.

White Frame Corner

Esse pássaro tem um dos cantos mais bonitos e melódicos da natureza.  A prática cruel narrada por Gonzaga não é fictícia, ela realmente acontecia, e  ainda acontece  em  algumas regiões do país, principalmente no Nordeste.

White Frame Corner

Isso porque acreditam que furando os olhos e prendendo o animal em uma gaiola, ele canta mais.

           Além disso, a ave sofre constantemente com o tráfico e a venda ilegal, principalmente por causa da sua vocalização.

O tráfico de animais silvestres é uma cruel realidade que atinge a muitos animais, sobretudo as aves. A vida em cativeiro é muito prejudicial à saúde desses bichos e ao equilíbrio ambiental.

White Frame Corner

O lugar do assum-preto e de todos os outros animais selvagens é na natureza. Não apoie e nem financie o tráfico de fauna silvestre. 

Denuncie!

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

IMAGENS

Foto Reprodução/ Vitor Siaraujo (Wikimedia Commons)/ Alexander Pasqual (Flickr)/ Jair Moreira (Wikimedia Commons)/ Rodrigo Duro Zanini (Wikimedia Commons)/ Émerson Mendonça (Wikimedia Commons)/ Prefeitura de Cabo Frio/ Andreia Martins (AMLD).

TEXTO

Leonora Sales  e Williany BSouza

Nos acompanhe nas redes sociais

@faunanews