Por que você não deve criar um animal silvestre?

Por que você não deve criar um animal silvestre?

Muito se discute sobre o quão problemático é criar animais selvagens como bichos de estimação. Nessa web story, traremos alguns dos motivos pelos quais essa é considerada sim uma prática ruim e cruel.

Animais silvestres são todos aqueles que vivem na natureza  e não foram - e nem devem ser - adaptados para conviver com humanos, diferentemente dos gatos, cachorros, etc.

Para os animais silvestres, o ambiente doméstico se torna um grande problema. Além disso, quando mantidos em cativeiro podem transmitir doenças aos humanos ou serem infectados por patologias de gente, como a herpes.

Milhões de animais silvestres são traficados todos os anos no Brasil. Esse mercado criminoso é um problemas, mas a comercialização legalizada não é a solução.

O comércio legal de fauna silvestre não é menos cruel por ser permitido. Nenhum animal deveria perder o direito de ser livre para servir de entretenimento a humanos.

Retirar animais da natureza implica consequências para a cadeia alimentar e pode até mesmo determinar a perda da variedade genética e a extinção de espécies.

A natureza não deveria sofrer com séries de desequilíbrios porque o ser humano decidiu domesticar e manter em casa um animal selvagem. Silvestre não é pet!

A biodiversidade é uma das riquezas do nosso país e devemos lutar pela sua conservação. Quem ama os animais silvestres sabe que o melhor lugar para eles é na natureza, jamais em ambiente doméstico!

Como você chamaria alguém que entra em uma casa e arranca dela um filho que acabou de nascer? Parece uma pergunta pesada, mas essa é a realidade de milhares de animais silvestres.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

IMAGENS

Fábio Rodrigues/ Fábio Nunes/ Tenor/ Unsplash/ PM Ambiental SP/ Jaquelyne Costa (Ministério Nacional de Integração)/ Semad MG/ Tenor/ Tenor/ ACTP/ PRF/ Unsplash.

TEXTO

Leonora Sales  e Williany BSouza

Nos acompanhe nas redes sociais

@faunanews