Por Leonora Sales e Williany BSouza
Foto: Reprodução | Freepik
O Brasil é considerado o país com maior biodiversidade do planeta e as aves representam o segundo grupo de vertebrados mais diverso do país. No entanto, ainda falta uma estratégia nacional de combate aos crimes contra a fauna silvestre.
Foto: Arte TG
Estima-se que, por ano, 38 milhões de animais silvestres sejam retirados da natureza brasileira para abastecer o tráfico de fauna.
Foto: Arte TG
Fotos: Reprodução | sanmarinoscienza
Esse crime está entre as maiores atividades ilegais do planeta. É cruel e não pode ser banalizado.
Foto: Lavinia Gavazzi
Foto: Reprodução | sanmarinoscienza
As aves correspondem a cerca de 80% dos animais contrabandeados. Retiradas da natureza para serem enjauladas, muitas delas nem mesmo chegam ao destino final, morrendo no trajeto.
Foto: Arte TG
Fotos: Reprodução
Você seria capaz de se imaginar preso a vida inteira em uma gaiola? Além de ser uma crueldade, essa prática é extremamente nociva para o meio ambiente.
Foto: Reprodução / Parque das Aves
Os papéis desempenhados pelas aves na natureza incluem a dispersão de sementes, a polinização, o controle de pragas, entre outros.
Foto: Reprodução | Conexão Planeta
Em vez de prejudicar a vida selvagem engaiolando animais, você pode ajudar a fauna! O plantio de árvores nativas é uma importante iniciativa para promover a conservação das aves e de outros grupos de animais.
Gif: Tenor
Muitas iniciativas de universidades e ONGs promovem a distribuição de mudas nativas. Busque e apoie essas ações na sua região. Ajude a biodiversidade do planeta!
Foto: Reprodução / Tatu Bola
Denuncie também o tráfico de fauna, uma prática criminosa responsável pela morte e sofrimento de tantos animais. Lugar de bicho é na natureza!
Foto: Neomondo
Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas saibam da importância das árvores para as aves.
Gif: Tenor