Ative o som!
O futebol é um dos esportes mais conhecidos do mundo. O Brasil, com cinco títulos, é o maior campeão das copas do mundo. E o que os animais selvagens tem a ver com isso?
Aves, peixes e mamíferos estão representados no futebol brasileiro como mascotes dos times. Você deve ter pensado em algum enquanto lia. Será que ele está na lista que preparamos desses bichos? Veja a seguir!
O gavião é uma ave de rapina e não apenas se tornou a mascote do Corinthians, mas dá nome a uma torcida organizada do clube, que também mantém uma escola de samba. Ambas batizadas de Gaviões da Fiel.
Em 2011 o Santos, time responsável por revelar Pelé e Neymar, estabeleceu que a orca seria sua mascote oficial. Dispensando apresentações, elas são mamíferos marinhos magníficos. Já viu uma pessoalmente?
E por falar em bicho aquático... O Cuiabá, time do Mato Grosso, tem como mascote o dourado, que é conhecido como rei dos rios brasileiros devido ao seu comportamento de predador.
Oficializado desde 1945, o time mineiro Cruzeiro possui a raposa como mascote. O animal é um mamífero onívoro que pertence à mesma família dos lobos.
Uma das mascotes do Palmeiras, rival direto do Corinthians, é o periquito. A escolha da ave teve início em 1917, quando o time passou a usar uniforme verde e porque havia muitos periquitos no bosque do Parque Antártica, onde está o clube.
Assim como o Palmeiras, o time do Goiás também tem o periquito como mascote do time. Por coincidência, ambos os times usam as cores verde e branca em seus uniformes e marca oficial.
Não podia faltar o Flamengo, ou mengão para os simpatizantes! Liderando o ranking nacional de clubes da CBF, o rubro-negro carioca tem o urubu (ave de grande porte) como a mascote do time.
A presença de animais como mascotes de times de futebol, no cinema, na música, no teatro e tantas outras manifestações culturais é o que pesquisadores chamam de Zoologia Cultural, e é muito importante para popularizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação.
IMAGENS
Unsplash/ Tenor/ Tenor/ Tenor/ David Morimoto (Wikimedia Commons)/ Pixabay/ Pixabay/ Tenor/ Pixabay/ Pixabay/ Tenor/ Unsplash.
TEXTO
Leonora Sales e Williany BSouza
SONS
Freesound