UMA ANIMAÇÃO SOBRE O TRÁFICO DA FAUNA BRASILEIRA

FILME RIO,

A animação norte-americana Rio (2011), dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, retrata não apenas o tráfico da fauna silvestre – da captura à venda –, mas a domesticação desses animais.

O filme, ambientado no Rio de Janeiro, conta a história do personagem Blu, uma ararinha-azul arrancada da floresta quando filhote e vendida para o exterior, não chegando ao destino devido a um acidente.

Blu, ainda filhote, cai do caminhão que o transportava e é resgatado por Linda, uma criança, que o leva para casa e o cria como seu melhor amigo. Os dois crescem juntos e, quando adultos, vivem em uma livraria.

Depois de muito tempo como um pet, Blu é encontrado por Túlio, um ornitólogo brasileiro que afirma ser ele o último macho da espécie, e que precisa ser levado ao Brasil para salvar as ararinhas-azuis.

Chegando ao Brasil, junto de sua tutora e do ornitólogo, Blu é apresentado a Jade, uma ararinha-azul cujo único desejo é fugir e ser livre como já foi um dia.

CAPTURADOS!

Antes de colocar qualquer plano em ação, Jade e Blu são capturados por uma criança e uma cacatua que os levam a traficantes para outra vez serem comercializados como objetos.

Apesar de se tratar de uma animação, Rio expõe com leveza a difícil luta da avifauna brasileira pela liberdade e sobrevivência no país que tem a segunda maior diversidade de aves do planeta.

São 1.971 espécies de aves no país, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), e 174 estão com risco de desaparecer, o que torna o Brasil a nação com mais aves ameaçadas de extinção.

O filme Rio obteve tanto êxito que em 2014 foi lançada a sua continuação, dessa vez indo além do tráfico e maus-tratos sofridos pela nossa avifauna ao abordar o desmatamento da Amazônia.

Infelizmente, nem sempre o final feliz está presente fora das telas. A fauna não é capaz de se defender sozinha, sendo preciso o esforço humano para que os animais não deixem de existir.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.  Conheça e contribua com o faunanews.com.br

TEXTO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Tenor/ Festival Annecy/ Copyright 20th Century Fox/ SAVE Brasil/ Marizilda Cruppe (Fotos Públicas)/ Jorge Araújo (Fotos Públicas)

VÍDEOS

Copyright 20th Century Fox