Não é de hoje que sentimos diretamente o impacto da urbanização e da globalização nas nossas vidas. Afinal, todas as mudanças das últimas décadas impactaram toda a sociedade.
Isso não significa que o desenvolvimento foi ruim ou desnecessário, mas que ele possui consequências que nem sempre serão positivas.
Grande parte dessas consequências atinge diretamente a vida selvagem, pois são mudanças de difícil adaptação para os animais.
Foto: V/NERF-UFRGS
Destruição dos hábitats naturais, poluição das águas e do solo e descarte incorreto de lixo são alguns dos exemplos do efeito negativo da urbanização para animais selvagens.
Muitos animais selvagens são praticamente expulsos do seus hábitats em decorrência das grandes construções e de “invasões” humanas em locais inapropriados.
Todas essas questões são um risco à nossa biodiversidade. Por isso é tão necessário questionar nossos hábitos de consumo e de convivência com a natureza.
Poluição, desmatamento e desrespeito ao hábitat animal geram desequilíbrio e desaparecimento da fauna.
Toda a vida selvagem é necessária para a natureza e as diretrizes para o desenvolvimento precisam estar alinhadas à essa ideia!
Conheça mais sobre o universo dos animais silvestres no portal Fauna News.