Quem nunca ouviu a fábula da cigarra e da formiga? Na história, as formigas passam todo o verão trabalhando enquanto as cigarras desfrutam dos seus dias “cantando” e se divertindo. Vamos conhecer mais sobre esse inseto?
Pertencentes à família Cicadidae da ordem Homoptera, as cigarras são insetos que vivenciam um longo processo de transformação, conhecido popularmente como metamorfose.
Após saírem dos ovos, as jovens cigarras (conhecidas como ninfas) entram na terra, de onde retornam apenas no período de reprodução.
Quando estão na terra, as ninfas alimentam-se da seiva retirada das raízes das plantas e aguardam o momento ideal para cavar os túneis que as levarão de volta à superfície.
Certas espécies de cigarras podem permanecer enterradas por até 17 anos, sendo considerado um dos insetos com a vida mais longa, seguido da formiga-rainha, que pode viver até 30 anos.
É no período de reprodução que as cigarras correm os maiores riscos de vida. Isso porque precisam enfrentar seus predadores e as mudanças no clima.
Muito conhecidas por sua vocalização, as cigarras usam o som como uma forma de comunicação que pode servir para atacar, se defender das presas ou reprodução.
Na região do abdome, o macho e a fêmea possuem um órgão que funciona como se fosse uma caixa acústica, mas somente os machos emitem o som. O volume é tão alto que pode atingir 100 decibéis, o equivalente ao barulho de uma buzina distante oito metros de alguém.
Ative o som
Muitas aves se alimentam das cigarras e, dessa forma, elas desempenham um papel ecológico importante na cadeia alimentar.
IMAGENS
Kropsoq (Wikimedia Commons)/ Tenor/ Tenor/ Unsplash/ Licheng Shih (Wikimedia Commons)/ Licheng Shih (Wikimedia Commons)/ Licheng Shih (Wikimedia Commons)/ Licheng Shih (Wikimedia Commons)/ Pixabay/ Pixabay/ Pixabay.
TEXTO
Leonora Sales e Williany BSouza
SOM
Áudios para ZAP