TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ADULTOS OU com CRIANÇAS?

Nos trabalhos de educação ambiental, pode-se focar em dois públicos-alvo: as crianças e os adultos. A grande maioria dos projetos prefere trabalhar com o público infantil.

Por ainda estarem em um processo de formação, as crianças estão mais abertas a novos saberes, valores e crenças. Elas representam o futuro, seja na tomada de decisões, seja nas relações do dia a dia.

Já os trabalhos de educação ambiental do Ibama lidam especialmente com o público adulto. É de extrema importância trabalhar com esse público-alvo, buscando uma mudança na relação que eles têm com a natureza.

Atuar com o público adulto é mais desafiador, isso porque eles já possuem seus valores, saberes e crenças enraizados. No geral, os adultos possuem mais resistência aos trabalhos educativos.

Cabe então ao educador ambiental a responsabilidade de procurar formas para vencer esse obstáculo e, assim, tornar os adultos em multiplicadores desses aprendizados, levando a mensagem para mais pessoas.

Além disso, as posições inerentes ao processo educativo têm que estar muito claras e não podem se misturar com posições político-partidárias, afinal a educação ambiental é voltada para todos.

Deve-se trabalhar a educação ambiental para todos, crianças e adultos, sem distinção, tornando-os agentes de mudanças para a sustentabilidade, melhorando a relação entre humanos e silvestres.

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ADAPTAÇÃO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Paulo Grégio (Prefeitura de Jundiaí)/ Ipê/  Ipê/ Ipê/ Ipê/ Ipê/ Ipê/ Cristina Rappa/ Whitehawk/ Pexels/ Tenor.

TEXTO

Emerson Strack