Nos trabalhos de educação ambiental, pode-se focar em dois públicos-alvo: as crianças e os adultos. A grande maioria dos projetos prefere trabalhar com o público infantil.
Por ainda estarem em um processo de formação, as crianças estão mais abertas a novos saberes, valores e crenças. Elas representam o futuro, seja na tomada de decisões, seja nas relações do dia a dia.
Já os trabalhos de educação ambiental do Ibama lidam especialmente com o público adulto. É de extrema importância trabalhar com esse público-alvo, buscando uma mudança na relação que eles têm com a natureza.
Atuar com o público adulto é mais desafiador, isso porque eles já possuem seus valores, saberes e crenças enraizados. No geral, os adultos possuem mais resistência aos trabalhos educativos.
Cabe então ao educador ambiental a responsabilidade de procurar formas para vencer esse obstáculo e, assim, tornar os adultos em multiplicadores desses aprendizados, levando a mensagem para mais pessoas.
Além disso, as posições inerentes ao processo educativo têm que estar muito claras e não podem se misturar com posições político-partidárias, afinal a educação ambiental é voltada para todos.
Deve-se trabalhar a educação ambiental para todos, crianças e adultos, sem distinção, tornando-os agentes de mudanças para a sustentabilidade, melhorando a relação entre humanos e silvestres.
Leonora Sales e Williany BSouza
Paulo Grégio (Prefeitura de Jundiaí)/ Ipê/ Ipê/ Ipê/ Ipê/ Ipê/ Ipê/ Cristina Rappa/ Whitehawk/ Pexels/ Tenor.
Emerson Strack