Quem se importa com o urubu? Todos deveriam!

Saiba a importância da ave para o meio ambiente 

Algumas pessoas possuem uma verdadeira aversão aos urubus e até usam o nome desse animal de maneira pejorativa. É também por esses motivos que precisamos explicar a importância desse bicho para o meio ambiente.

Urubu é um nome genérico dado às aves da família Cathartidae, encontradas no continente americano. São sete espécies divididas em dois subgrupos: urubus (quatro espécies) e condores (três espécies).

São consideradas aves de porte médio a grande, podendo medir entre 56 e 74 centímetros. O peso pode variar entre 1,2 a 1,9 Kg. Suas asas são longas e largas e o bico é pontiagudo.

Alimentam-se basicamente de carcaças de animais mortos. Não são caçadores e por isso não usam suas garras como uma ferramenta, como outras aves de rapina.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os urubus possuem um importante papel no meio ambiente: são eles um dos responsáveis por manter a limpeza da natureza após a morte de animais.

Em locais que não contam com a presença dos urubus, a decomposição das carcaças de animais mortos demora mais tempo para acontecer. Eles são responsáveis por cerca de 95% da eliminação de carcaças e ossos.

Enquanto agente de limpeza do meio ambiente, o urubu ainda evita diretamente a proliferação de bactérias que propagam doenças e poderiam matar outros animais silvestres.

Além de ser personagem fixo nos desenhos, como o Zeca Urubu, do Pica-pau, essa ave também é muito conhecida dos torcedores rubro-negros, afinal o urubu é a mascote do Flamengo.

Agora que aprendeu um pouco sobre a importância dessa ave, nada de desvalorizar o urubu. Toda a vida animal é importante para o meio ambiente. Não faça mal a esse ou qualquer outro animal selvagem.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

IMAGENS

Unsplash/ Unsplash/ Douglas Iuri Medeiros Cabral (Wikimedia Commons)/ Adelmo Marlon da Cruz (Wikimedia Commons)/ Cibele Brugnera (Wikimedia Commons)/ Tenor/ Unsplash/ Jair Moreira/ Tenor/ Tenor/ Pixabay/ Tenor.

TEXTO

Leonora Sales  e Williany BSouza

Nos acompanhe nas redes sociais

@faunanews