qual o valor da vida animal nos centros de reabilitação?

São duas as funções básicas e complementares dos Centros de Triagem e de Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras): proteger a biodiversidade e a vida dos animais silvestres recebidos.

A primeira tem como foco a biodiversidade e o equilíbrio ecológico. A atenção não está apenas no espécime recebido, mas em um bem maior.

A segunda é direcionada ao indivíduo, à sua vida ou bem-estar. Todo animal é importante e, quando ele chega a um Cetras, também é considerado o seu valor no meio ambiente.

Na prática, se verifica o quão raro é esse animal em ambiente natural ou se ele está ameaçado de extinção ou não, avaliando o quanto ele é importante para um todo, para o coletivo.

Independentemente do valor ambiental que se atribui ao animal, todos possuem igual valor para os centros de reabilitação. Ou seja, uma espécie comum é tão importante quanto uma ararinha-azul, espécie rara.

Todo animal sob a responsabilidade do Cetras tem valor por si e pelo conjunto em que está inserido.

Todo animal recebido em um Cetras tem de ser considerado ameaçado, seja essa uma ameaça para o coletivo ou para o espécime. Todos devem receber o tratamento necessário para a sua reabilitação.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

ADAPTAÇÃO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Susana e Wagner Coppede/ Cetas Catalão/ Lilian Sayuri (Cras Pet/ Zoo SP)/ UFRA/ Camile Lugarini (ICMBio)/ Cetras Tangará/ Associação Mata Ciliar/ Unsplash/ Tenor.

TEXTO

Daniel Nogueira