QUAL A DIFERENÇA ENTRE CAÇAR E TRAFICAR ANIMAIS SILVESTRES?

A crueldade é a principal semelhança entre o tráfico e a caça de animais silvestres. Mas, tradicionalmente, aprendemos que existe uma diferença entre essas práticas. Você sabe qual é?

O tráfico possui características próprias que estão relacionadas ao comércio de animais, transporte ilegal e retirada de espécimes da natureza. Mas e a caça da fauna silvestre?

A caça está ligada às atividades de perseguir animais na natureza com a intenção de matá-los. Por isso as duas atividades têm essências distintas. Mas será que realmente existe essa diferença?

Para a Lei de Crimes Ambientais, aquele que caça ou trafica a fauna silvestre pode ter a mesma punição. Ou seja, aquele que mata, caça ou apanha tem a pena igual de quem vende ou cria em cativeiro sem autorização.

As duas atividades podem envolver valores econômicos: o tráfico com a venda dos espécimes e a caça com a venda da carne ou partes dos animais e com o turismo de caça ou a caça esportiva.

Entre 2019 e 2021, a emissão de licenças para caçadores mais do que triplicou. Já foram mais de 193.539 certificados de registro para caçadores brasileiros.

No Brasil, a caça de animais silvestres, com exceção dos javalis, é proibida. Mas na Câmara de Deputados tramitam vários projetos de lei que buscam liberar todo tipo de caça.

Além disso, é comum o abate de animais para evitar perdas econômicas nas propriedades pela predação de criação ou pela destruição de plantações.

No sentido de crueldade, existe alguma diferença entre matar um animal selvagem por diversão e arrancar da natureza um filhote de papagaio para mantê-lo em casa como se fosse um bicho de estimação?

Este é um paradigma com muitos fatores socioculturais envolvidos, que apenas o trabalho de conscientização desenvolvido pela educação ambiental pode oferecer mudanças. Seja você a mudança no seu meio social.

Não incentive o tráfico e a caça de animais silvestres. Denuncie às autoridades competentes e compartilhe campanhas de sensibilização para a conservação da fauna. 

Conheça a coluna Educação Ambiental do  faunanews.com.br

TEXTO

Vitor Calandrini

ADAPTAÇÃO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Tenor/ Edson Diniz/ PM Ambiental SP/ Redes Sociais/ Pixabay/ World Animal Protection/PM Ambiental MG/  Semad/ OAMa/ Fernanda Fontoura