QUAIS LENDAS SÃO CONTADAS SOBRE AS AVES DO BRASIL?

A ave do mau agouro. A ave que avisa uma gravidez. Ave que prende a fêmea no ninho. Muitas são as lendas e os contos, passadas de geração para geração, que envolvem a avifauna brasileira.

Por voarem, as aves foram representadas em diversas culturas como retratos da divindade ou precursoras do mal. Nas lendas brasileiras elas estão, muitas vezes, relacionadas a animais que trazem notícias más.

O acauã (Herpetotheres cachinnans) é conhecido como uma ave que dá azar. Seu canto já foi interpretado como “Deus quer um” e, acredita-se que anuncia a morte de quem o escuta.

A AVE DO  MAU AGOURO!

Ao voar, a rasga-mortalha (Tyto furcata) produz o som de um tecido se rasgando. Diz a lenda que quando esse animal voa sobre a casa e pousa no telhado alguém desta casa morrerá.

A RASGA-MORTALHA E A MORTE ANUNCIADA!

Para uma lenda paraense, quando o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) canta sobre um quintal, uma mulher da residência ficará grávida.

A AVE DO ANÚNCIO!

Presente nas áreas rurais do país, a lenda diz que o ninho do joão-de-barro (Furnarius rufus) é elaborado para dificultar a entrada de predadores e a saída das fêmeas.

A AVE QUE PRENDE A FÊMEA COMO PUNIÇÃO!

Muitas outras aves são conhecidas por histórias no mínimo curiosas, como o uirapuru (Cyphorhinus aradus), uma ave da Amazônia.

Diz a lenda que quem escuta o uirapuru na mata deve fazer um pedido imediatamente, pois ele será realizado. Essa crença está relacionada, sobretudo, à conquista da pessoa amada.

Esses são alguns dos contos mais famosos sobre as aves. Sejam em forma de lendas ou de dúvidas, todos ainda temos muito o que descobrir sobre as características e hábitos da avifauna brasileira.

É nessa hora que a importância do observador de aves fica mais evidente. Fotografe, anote e reporte nas plataformas de ciência cidadã. Você pode contribuir muito com o conhecimento sobre as espécies.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres. Conheça e contribua com o faunanews.com.br.

ADAPTAÇÃO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Pixabay/ Karlla Barbosa/ Canva/ Joaquim Coelho (Flicker)/ Lindolfo Souto (Wikimedia Commons)/ Hector Bottal (Wikimedia Commons)/ Tenor/ Jair Cehs

TEXTO

Karlla Barbosa