PREDAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES POR CÃES E GATOS

Na rotina dos centros de triagem e reabilitação de animais silvestres, assim como nas clínicas veterinárias, é comum a chegada de animais silvestres que foram atacados por cães e gatos.

No geral, esses ataques são fatais e uma pequena parte da predação que acontece em fauna silvestre de vida livre, sendo uma grande ameaça à conservação da biodiversidade.

Estima-se em milhões a população de cães e gatos no mundo. A abundância desses animais cria um grande potencial de influenciar os ambientes nos quais eles vivem.

Os cães domésticos geralmente vão atrás de presas maiores enquanto os gatos predam animais menores e, muitas vezes, não se alimentam do animal que mataram.

A extensão dos impactos causados pela predação dos animais silvestres pelos cães e gatos depende do tempo que eles ficam fora de suas casas e da dimensão da área que frequentam.

Os impactos são ainda maiores em ambientes como ilhas, onde a fauna doméstica consegue se expandir ainda mais devido à falta de predadores e onde espécies nativas são muito suscetíveis.

Os impactos dos cães e gatos domésticos mantidos de forma inadequadas vão além da predação. Podem ocorrer competição, transmissão de patógenos e alterações no comportamento dos silvestres nativos.

Para diminuir esses impactos na biodiversidade, os tutores devem manter seus animais em casa e quando saírem, até mesmo os gatos, que seja com o uso de coleiras.

Caso os animais forem passear soltos, que seja em áreas onde não há risco de predação da fauna nativa e sempre sob supervisão de seus cuidadores.

Manter os animais em casa durante a noite, castrá-los e alimentá-los bem são importantes medidas.

O poder público também tem a sua responsabilidade e pode agir por meio da educação da população, campanhas de castração, controle de animais ferais e não permissão de animais domésticos em áreas de conservação.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

ADAPTAÇÃO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Clauidius Thiret (Gamma Rapho)/ Ascom CBPM/ Mfrissen (CC BY-NC-ND 2.0)/ Tenor/ Pinterest/ Xan Latta (Flickr)/ Maikon Leal (Coxim Agora)/ Pexels/ Claudius Thiret/ Unsplash/ Unsplash/ Unsplash/ Ipê/ Pexels/ Tenor.

TEXTO

Catia Dejuste de Paula