Na rotina dos centros de triagem e reabilitação de animais silvestres, assim como nas clínicas veterinárias, é comum a chegada de animais silvestres que foram atacados por cães e gatos.
No geral, esses ataques são fatais e uma pequena parte da predação que acontece em fauna silvestre de vida livre, sendo uma grande ameaça à conservação da biodiversidade.
Estima-se em milhões a população de cães e gatos no mundo. A abundância desses animais cria um grande potencial de influenciar os ambientes nos quais eles vivem.
Os impactos são ainda maiores em ambientes como ilhas, onde a fauna doméstica consegue se expandir ainda mais devido à falta de predadores e onde espécies nativas são muito suscetíveis.
O poder público também tem a sua responsabilidade e pode agir por meio da educação da população, campanhas de castração, controle de animais ferais e não permissão de animais domésticos em áreas de conservação.
Leonora Sales e Williany BSouza
Clauidius Thiret (Gamma Rapho)/ Ascom CBPM/ Mfrissen (CC BY-NC-ND 2.0)/ Tenor/ Pinterest/ Xan Latta (Flickr)/ Maikon Leal (Coxim Agora)/ Pexels/ Claudius Thiret/ Unsplash/ Unsplash/ Unsplash/ Ipê/ Pexels/ Tenor.
Catia Dejuste de Paula