por que temos que proteger os morcegos?

Os morcegos estão em todo lugar. No meio ambiente, na literatura e nas telas. Você sabe a importância deles para os ecossistemas? Menos populares do que o Batman, eles são super-heróis do mundo real.

Habitualmente associados à muitas doenças e definidos como seres sombrios, devido aos hábitos de algumas espécies, os morcegos são mamíferos voadores da ordem Chiroptera essenciais para o planeta.

Os morcegos desempenham um importante papel na conservação de ecossistemas terrestres. Isso porque eles são os maiores reflorestadores naturais da Terra.

isso mesmo que você leu!

Entre as 180 espécies existentes no Brasil, apenas três se alimentam de sangue. Mas calma lá! O sangue humano não é comum no seu cardápio. Elas preferem outros mamíferos e aves.

A maioria dos morcegos brasileiros se alimenta de insetos, mas existem aqueles que preferem o pólen e o néctar das flores. E tem também os chamados frugívoros, que se alimentam de frutos.

e tem mais!

Outra característica é que, por se alimentarem de insetos, os morcegos são também os principais predadores de pragas e vetores de doenças, evitando assim a propagação de enfermidades.

No planeta, a maioria dos morcegos é frugívora, e ao se alimentar, costuma dispersar as sementes pela natureza. Dessa forma, contribui diretamente para o reflorestamento mundial.

Sabe o pequi e a tequila?

Existem graças aos morcegos. Isso mesmo! São eles os principais polinizadores da planta que produz a fruta e do agave-azul, espécie de babosa usada na fabricação da bebida.

Eles são tão importantes para o equilíbrio da natureza que 2011 e 2012 foram considerados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) os anos internacionais dos morcegos.

Agora você já sabe: ao encontrar um morcego, nada de matar ou maltratar o bichinho. Não precisa nem mesmo ter medo.

Texto

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Unsplash/ Tenor/ Marco Mello/ Ryann Somma/CC BY-SA 2.0/