Quando um motorista vê uma cobra na rodovia, usualmente, não considera desviar.
Mas se o bicho na estrada é um animal de estimação, como um cachorro, a situação pode ser diferente.
Mas a questão principal é: o que fazer para que outros animais também sejam valorizados? Independentemente de o bicho ser doméstico ou silvestre, alguém deve ser responsabilizado pelo atropelamento.
Em alguns estados do Brasil, já existem leis aprovadas que tornam obrigatória a prestação de socorro ao animal atropelado. Mas é suficiente para a conscientização das pessoas?
A educação ambiental é fundamental também nesses casos. Através dela, a população pode ser informada sobre seus deveres, não apenas com animais domésticos, mas também com a fauna silvestre e os ecossistemas.
No Brasil, atualmente, morrem 17 animais silvestres a cada segundo. A fauna desempenha um papel importante no funcionamento dos ecossistemas, por isso é urgente a sua valorização.
Ao dirigir, independentemente de qual animal encontrar pelo caminho, é fundamental que se tenha uma conduta de direção defensiva para salvar a vida dele e a nossa.
Leonora Sales e Williany BSouza
Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS)/ Unsplash/ Tenor/ Thales Rodrigues (A Gazeta)/ PRF/ Prefeitura de Belo Horizonte/ Unsplash/ PMMT/ Projeto Bandeiras e Rodovias/ Unsplash/ Unsplash/ Tenor.
Ingridi Camboim Franceschi