Por que devemos proteger os animais selvagens?

Existem legislações, órgãos públicos, ONGs e uma parcela da população entende que proteger animais silvestres é uma necessidade. Mas por quê? Por que devemos proteger os animais selvagens?

A Constituição Federal garante, no artigo 225, o direito a um “meio ambiente ecologicamente equilibrado” para todas as gerações. Isso revela o que é procurado pelos brasileiros: proteção e qualidade da vida.

Quando a vegetação é suprimida ou um rio é poluído, estamos derrubando a linha da qualidade ambiental de ecossistemas e causando danos que podem ser irreversíveis à fauna.

Os animais silvestres estão há muito tempo sofrendo com a falta de habitat, o que facilita a sua caça e captura, além do surgimento de doenças causadas pela interferência humana em seus territórios.

Animais selvagens não são objetos ou bichos de estimação. Nós compartilhamos o planeta com eles e codependemos de uma relação harmoniosa para evitar a extinção de espécies, inclusive a nossa.

É preciso entender a vida e a liberdade como direitos inegociáveis não são exclusivos dos humanos e inerentes à própria vida, que devem ser defendidos também para os silvestres.

Foi em 1998, dez anos após a promulgação da nossa Constituição, que a Lei de Crimes Ambientais foi publicada, trazendo parte dos preceitos constitucionais de proteção à fauna.

Essa lei atua de forma direta no reforço à criminalização do tráfico, da manutenção irregular de animais selvagens e dos maus-tratos a animais.

Apesar de a Lei de Crimes Ambientais ter mais de 20 anos, é recente a verdadeira revolução social rumo à preocupação ambiental em escala global e com a proteção da fauna.

Não incentive a caça e o tráfico de fauna. Denuncie às autoridades. A cada animal resgatado de maus-tratos, caminhamos para um mundo melhor.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

ADAPTAÇÃO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Pixabay/ SSP AM/ Pixabay/ Instituto Pró-Silvestre/ PM Ambiental SP/ Agência Sorocaba de Notícias/ Thiago Melo (Wikimedia Commons)/ SSP AM/ Cetras Tangara/ PM Ambiental SP/ Unsplash/ Tenor.

TEXTO

Vitor Calandrini