POR QUE AS BALEIAS SALTAM?

Entre as cenas mais fascinantes proporcionadas pela natureza, o salto das baleias é, com certeza, uma que enche os nossos olhos com tamanha beleza. Mas você sabe o porquê elas saltam?

No Brasil, a temporada das baleias acontece durante os últimos dias de outono e em todo o inverno. Nessa época, chegam à costa as baleias-franca e as baleias-jubarte, que estão em seus períodos reprodutivos.

Nesse período, elas buscam águas mais calmas, rasas e protegidas para cuidar dos seus filhotes.

A gestação de uma baleia dura em torno de 12 meses e corresponde à sazonalidade da migração e ao retorno às áreas de reprodução.

Durante os meses em que estão na costa brasileira, as baleias-franca e as jubartes exibem suas nadadeiras caudais e peitorais, navegando, repousando e executando impressionantes saltos para fora d’água.

Para saltar, elas mergulham em profundidades suficientes para, com ajuda da velocidade do nado e da força de suas nadadeiras caudais, se impulsionarem em direção à superfície.

Essas baleias, quando adultas, chegam a pesar entre 40 e 60 toneladas. Você já imaginou o tamanho do esforço que é necessário fazer para que seus corpos pulem para fora d’água? Ou por que será que elas saltam?

Dentre as baleias-verdadeiras, os saltos parecem atuar como uma forma de controlar e remover ectoparasitas. Ou seja, a ação busca eliminar cracas e/ou piolhos-de-baleia que possam estar em seus corpos.

Outras hipóteses indicam que os saltos estão vinculados à sociabilidade. O barulho parece dispersar melhor a comunicação, fazendo com que sejam ouvidas longe e em diversas direções.

O som pode atuar como uma forma de cortejo dos machos se exibindo para as fêmeas, como alerta pelas ameaças de predadores, por aborrecimento ou para chamar a atenção de outros indivíduos e grupos.

Dependendo do contexto social, os saltos podem possuir funções diferentes. Mas uma coisa é certa, eles ajudam as baleias-franca e as baleias-jubarte em sua sobrevivência nos oceanos.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres. Contribua mensalmente para o Fauna News.

TEXTO

Elisa Ilha

ADAPTAÇÃO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Tenor/ Pixabay/ Wikimedia Commons/  Jérémie Silvestro (Wikimedia Commons)/ Jonathan Wilkins (Wikimedia Commons)/ Unsplash