pequeno e forte:

conheça o piolho-de-cobra

Por Leonora Sales e Williany BSouza

Foto: reprodução

Será que você o conhece por esse nome? Nesta web story, apresentaremos o piolho-de-cobra.

Foto: reprodução

O piolho-de-cobra é um animal invertebrado da classe dos diplópodes e que possui muitas patas.

Foto: Judgefloro / Wikimedia Commons

Também chamado de “gongolo” ou “embuá”, esse animal vive em ambientes úmidos, podendo ser encontrado embaixo de folhas, restos de madeira ou árvores mortas.

Gif: Tenor

Ele possui corpo cilíndrico, alongado e segmentado. Cada segmento possui dois pares de patas e, por isso, o animal pode possuir até 750 patas.

Gif: Tenor

O tempo de vida desse bichinho varia de espécie para espécie. Alguns podem durar meses, enquanto outros vivem durante anos.

Gif: Tenor

O piolho-de-cobra possui  como base de sua alimentação matéria orgânica morta, incluindo folhas, galhos, troncos e pequenos animais misturados ao solo.

Foto: Reprodução / Brasil Escola

Esse animal é muito  importante para o processo  de decomposição, pois é um excelente triturador dos resíduos sólidos. Além disso, ele é capaz de produzir adubo orgânico muito semelhante ao das minhocas.

Foto: Reprodução

Todos os animais silvestres possuem suas características próprias e importância para  os ecossistemas. Conhecer  a nossa fauna é um exercício fundamental a favor  da natureza!

Foto: Reprodução

Apoiar e fortalecer estratégias para a conservação da vida silvestre é fundamental para  a proteção da nossa biodiversidade.

Gif: Tenor

Você já conhece o projeto Missão Fauna? Baixe mensagens de áudio curtas para conscientizar e informar sobre como ajudar na conservação e proteção dos animais silvestres. Divulgue essa iniciativa e ajude a conscientizar mais pessoas.

Você já conhece o projeto Missão Fauna?