O QUE FAZER ao encontrar um filhote de animal silvestre?

Resgatar animais que parecem precisar de ajuda faz parte da natureza humana, mas nem sempre eles necessitam da nossa interferência.

Todos os anos, diversos filhotes de animais silvestres são retirados do seu ambiente. Mesmo nos casos em que necessitem de resgate, é preciso agir de maneira correta.

Para que o animal tenha condições de ser devolvido para o seu habitat, a reabilitação requere dedicação, cuidados especiais com veterinários e biólogos, acomodação, nutrição e manejo adequados.

Ao encontrar um filhote, observe se ele está ferido. Caso esteja, tente ajuda especializada. Não sendo possível e não havendo risco para você, deve-se acomodá-lo em uma caixa e deixá-lo em local abrigado e silencioso.

Não medique o filhote. Entre em contato com o órgão ambiental local ou leve-o diretamente a um centro de triagem e de reabilitação de animais silvestres mais próximo de onde o animal foi encontrado.

Esses centros de triagem e reabilitação possuem equipes técnicas habilitadas a cuidar do animal até que esteja em condições de retornar à natureza.

Se o filhote não estiver machucado e correndo algum risco, como de ser atropelado ou atacado por um animal doméstico, deve-se manter distância e observar se os pais estão próximo e o visitam.

Nesse caso, não se deve pegá-lo, pois os pais cuidarão dele. Se for um filhote de ave e o ninho e os pais estiverem próximos, pode-se recolocá-lo no ninho.

No Brasil, não é permitido que pessoas fiquem com animais silvestres de vida livre, mesmo sendo filhotes que precisem de cuidados.

Para se manter dentro da lei e propiciar ao animal uma maior chance de ser salvo, a conduta mais adequada é entrar em contato com os órgãos ambientais para que o busquem.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas saibam o que fazer ao encontrar um filhote de animal silvestre. Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

ADAPTAÇÃO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Pixabay/ Guilherme Pereira (Prefeitura de Canoas)/ Ana Beatriz Inácio de Godoy/ Cetas Catalão/ Trigueiro Martins (Wikimedia Commons)/ Roberto Cabral Borges/ Tenor

TEXTO

Catia Dejuste de Paula