OS INSETOS que estão nos ditos POPULARES

NA BOCA DO POVO:

É comum nos depararmos com frases que entendemos o que querem dizer, mas desconhecemos suas origens. Na verdade, sequer pensamos muito sobre isso.

ONDE TEM MEL, TEM ABELHA!

"Onde tem mel, tem abelha" é uma das tantas expressões herdadas de Portugal. Dizer que as abelhas estão onde está o mel é o mesmo que afirmar que haverá multidão onde está o que é bom.

Os ditados populares, frases curtas passadas de geração para geração, são transmitidos de forma oral e eventualmente tiveram sua ortografia ou significado alterado ao longo dos anos.

Desempenhando papel importante no dia a dia das pessoas, os ditados populares não fazem menção apenas aos animais vertebrados. Abelhas, formigas, moscas e até pulgas também estão na boca do povo.

As formigas emprestam o nome para músicas e ditos populares. A canção Assim Caminha a Humanidade, de Lulu Santos, compara o desenvolvimento da sociedade com os pequenos passos das formigas.

É um conselho para que se meça as palavras antes de dizê-las. As moscas, da ordem Diptera, estão ainda na literatura brasileira como o poema A Mosca Azul, de Machado de Assis.

EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA!

A pulga (ordem Siphonaptera), que não é um dos insetos mais queridos, está em um dos ditados mais populares. Se ficamos curiosos, não ficamos quietos e ficamos com "a pulga atrás da orelha"!

Sabe aquele frio na barriga que os casais apaixonados tanto dizem que sentem? São as famosas "borboletas no estômago".

Ao longo da história humana, muitas outras expressões surgiram, mas sem dúvida dizer que "a esperança é a última que morre" é a que nos dá mais alento. Usamos para reforçar a fé de que dias melhores virão.

Para que a fauna tenha dias melhores, como aqueles do dito popular da esperança, é preciso que a nossa consciência ambiental seja maior que os passos das formigas. Assim deveria caminhar a humanidade.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.  Conheça e contribua com o faunanews.com.br

ADAPTAÇÃO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Pixabay/ Cherre Bezerra (Flickr)/ Andres (Flickr)/ Tenor

VÍDEOS

Pixabay

TEXTO

Elidiomar Ribeiro