Gambá, saruê, timbu? Veja cinco curiosidades sobre esse silvestre

Foto: Isabel Pistelli | Vive Pipa 

Apesar de populares na cultura brasileira, os gambás enfrentam muitos preconceitos. Nesta web story, você vai conhecer cinco curiosidades sobre esse animal silvestre.

Gif: Tenor

Animais inofensivos

Isso mesmo! Eles não representam risco para os seres humanos. Apenas quando se sentem ameaçados, podem reagir para se defender. Mas quem nunca, né?

Foto: Pixabay

1,2,3... ESTÁTUA!

Eles podem ficar imóveis por até 30 minutos. Essa capacidade é chamada de tanatose e trata-se de uma estratégia de defesa contra predadores, fingindo-se de morto.

Foto: Portal Mulher | Divulgação

MUITOS FILHOS

São animais que formam casais na época da reprodução, o que pode ocorrer até três vezes no ano, gerando de dez a 20 filhotes.

Foto: ASCOM São Joaquim de Bicas

MARSUPIAIS

Já sabia? Eles possuem uma bolsa materna (marsúpio), onde os filhotes ficam alocados durante uma fase do seu desenvolvimento.

Gif: Tenor

auxiliares da natureza

Além de espalharem sementes, os gambás auxiliam diretamente no controle de pragas, pois se alimentam de pequenos roedores e até mesmo de escorpiões.

Gif: Tenor

Agora você já conhece algumas curiosidades sobre os gambás. Esperamos que tenha percebido que esses bichos não são perigosos.

Gif: Tenor

E que, assim como os outros animais silvestres, precisa que lutemos pela sua conservação. Comece compartilhando nossa web story para que esse conteúdo chegue a mais pessoas.

Gif: Tenor

inscreva-se no curso:

comunicação  e jornalismo  ambiental

carga:  8 horas

incluso: certificado digital e material de apoio

Créditos Texto: Leonora Sales e Williany BSouza