A animação norte-americana Rio (2011), dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, retrata não apenas o tráfico da fauna silvestre – da captura à venda –, mas a domesticação desses animais.
O filme, ambientado no Rio de Janeiro, conta a história do personagem Blu, uma ararinha-azul arrancada da floresta quando filhote e vendida para o exterior, não chegando ao destino devido a um acidente.
Blu, ainda filhote, cai do caminhão que o transportava e é resgatado por Linda, uma criança, que o leva para casa e o cria como seu melhor amigo. Os dois crescem juntos e, quando adultos, vivem em uma livraria.
Depois de muito tempo como um pet, Blu é encontrado por Túlio, um ornitólogo brasileiro que afirma ser ele o último macho da espécie, e que precisa ser levado ao Brasil para salvar as ararinhas-azuis.
Chegando ao Brasil, junto de sua tutora e do ornitólogo, Blu é apresentado a Jade, uma ararinha-azul cujo único desejo é fugir e ser livre como já foi um dia.
Antes de colocar qualquer plano em ação, Jade e Blu são capturados por uma criança e uma cacatua que os levam a traficantes para outra vez serem comercializados como objetos.
Leonora Sales e Williany BSouza
Tenor/ Festival Annecy/ Copyright 20th Century Fox/ SAVE Brasil/ Marizilda Cruppe (Fotos Públicas)/ Jorge Araújo (Fotos Públicas)
Copyright 20th Century Fox