Os insetos são grandes conhecidos dos brasileiros, mas se engana quem pensa que alguns deles não conseguem viver dentro da água.
Nesta web story, você terá a oportunidade de conhecer três insetos aquáticos que irão surpreendê-lo.
Barata-d’água
Predadora subaquática que reside em ambientes de água doce, pântanos e córregos. Sua dieta inclui pequenos animais como girinos, larvas de mosquitos e pequenos peixes.
Besouro-d’água
Presente em praticamente todas as regiões do planeta, o besouro-d’água habita a superfície de águas paradas e tem hábitos carnívoros, alimentando-se de outros insetos ou larvas
Besouro-mergulhador
Encontrado em lagos e águas paradas, o besouro-mergulhador é um predador feroz que se alimenta principalmente de girinos e movimenta suas pernas como se fossem remos.
Os insetos aquáticos compartilham algumas características comuns, tais como corpos hidrodinâmicos e patas traseiras modificadas. Podem assumir hábitos alimentares herbívoros, detritívoros ou carnívoros.
Alguns desses insetos ainda possuem a capacidade de caminhar sobre as águas, isso porque não rompem a tensão superficial dela.
São seres essenciais nos ecossistemas, integrando-se à cadeia alimentar e desempenhando um papel importante no ciclo de nutrientes.
Compartilhe a web story para que esse conteúdo chegue a mais pessoas.