Conheça a ararajuba,

a ave com as cores da bandeira nacional

Foto: Julia Rotei | Wikimedia Commons

De nome científico Guaruba guarouba, a ararajuba é uma espécie endêmica da Amazônia brasileira e possui um padrão de cores verde e amarelo que remete à bandeira nacional.

Foto: Victoria Culpechina | Wikimedia Commons

Essa ave prefere áreas de terra firme e baixas altitudes, onde escolhe as árvores ocas e isoladas para construir seus ninhos, para proteger os filhotes dos predadores.

Foto: Ana Elizabeth Ribeiro | Wikimedia Commons

As ararajubas alimentam-se de sementes, frutos, frutas e flores. É uma ave muito sociável e vive em grupos de até 20 indivíduos.

Foto: Danilo Mota

A espécie é encontrada exclusivamente no Brasil, desde o oeste do Maranhão ao sudeste do Amazonas. Há apenas registros pontuais no nordeste de Rondônia na década de 1990, sem novas ocorrências.

Fotos: Derek Ramsey | Wikimedia Commons

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), essa espécie encontra-se em perigo, sobretudo pela destruição do hábitat e pelo tráfico de fauna.

Gifs: Tenor

Devido ao seu padrão de cores muito vistoso, as ararajubas são alvos recorrentes de capturas para o comércio ilegal e também por quem as cria como bichos de estimação.

Fotos: Diogo do Belo | Wikimedia Commons

As ações de conservação devem incluir o combate ao tráfico de fauna e,  sobretudo, a perda de hábitat - principal ameaça à espécie.

Gif: Tenor

Aves NÃO são animais de estimação e a captura ilegal é um crime ambiental. Não incentive essas práticas que tanto prejudicam a nossa biodiversidade.

Gif: Tenor

O Fauna News reforça:

Foto: Wikimedia Commons

Compartilhe esse conteúdo para que chegue a mais pessoas.

Já conhecia a ararajuba?

Você já conhece o projeto Missão Fauna? Baixe mensagens de áudio curtas para conscientizar e informar sobre como ajudar na conservação e proteção dos animais silvestres. Divulgue essa iniciativa e ajude a conscientizar mais pessoas.

Você já conhece o projeto Missão Fauna?

Créditos Texto: Leonora Sales e Williany BSouza