Conheça as águas-vivas e a importância delas para o meio ambiente

As águas-vivas existem há mais de 650 milhões de anos, vivem nos oceanos e são onívoras, ou seja, se alimentam de outros animais, mas também comem algas e plânctons.

Elas são animais aquáticos do filo Cnidaria. Com tentáculos e de aspecto gelatinoso, podem ser encontradas em diversos tamanhos e formatos, podendo ter entre milímetros até metros de diâmetro.

E também podem ser vistas águas-vivas de diversas cores, desde amarelo até púrpura ou azul-escuro, e algumas possuem órgãos bioluminescentes, que fazem com que brilhem e distraiam seus predadores.

Animais como a tartaruga  e o peixe-lua se alimentam também das águas-vivas.

E por falar em predadores....

Desse modo, elas desempenham um papel fundamental nos oceanos: a manutenção da cadeira alimentar. E não apenas isso! Ao comerem algas e plânctons, as águas-vivas atuam no seu controle.

Além disso, muitos peixes jovens vivem sobre as águas-vivas e até mesmo dentro delas. Alguns se escondem também nos seus tentáculos para evitar sua predação até se tornarem adultos.

Através dos seus tentáculos, as águas-vivas injetam veneno em suas presas ou em seus predadores, como mecanismo de defesa. Não é incomum incidentes que envolvam esses animais com os seres humanos.

Na maioria dos casos, quando isso acontece, a dor e a vermelhidão são imediatas.  O Fauna News separou três dicas para que você evite, não agrave a situação ou espalhe a queimadura. Veja na próxima tela.

Arrow

Ao ver uma água-viva enquanto está no mar, não se aproxime ou tente tocar no animal;

Não use as mãos sem proteção para retirar os tentáculos da água-viva da sua pele.

Se tocou, lave com água do mar. Isso ajuda a remover os tentáculos presos na pele;

1

2

3

Top 8

recipes with persimmon

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

veja também

IMAGENS

Pexels/ Pexels/ Pexels/  Pixabay/Pexels/ Pixabay

TEXTO

Leonora Sales  e Williany BSouza

Nos acompanhe nas redes sociais

@faunanews

VÍDEOS

Pixabay/ Sathyaprabha (Pexels)/ Pixabay.