Cinco relações simbióticas entre animais silvestres que você precisa conhecer

A associação a longo prazo de dois ou mais animais na natureza, que não são da mesma espécie, é caracterizada como simbiose.

De modo geral, é a relação entre dois seres vivos em que ambos ou apenas um deles obtém benefícios. A seguir, conheça algumas delas.

Relação de mutualismo: o pulgão expele líquido rico em carboidratos para aderir às plantas; as formigas o consomem quando fora  do formigueiro.

1 - Formigas e pulgões

Parasitismo: apenas uma espécie se beneficia. Alguns insetos procuram a pele de mamíferos para depositar os ovos por ser um ambiente propício ao seu desenvolvimento.

2 - Moscas e mamíferos

Comensalismo: quando um indivíduo obtém um benefício e outro não sai prejudicado. Os crustáceos se alimentam de parasitas nas escamas de peixes, que funcionam como uma proteção contra predadores.

3 - Lagostins e peixes

Uma relação de mutualismo e parceria. Os tentáculos da anêmona protegem o caranguejo dos predadores enquanto ele a transporta. Ambos se beneficiam.

4 - Caranguejos e anêmonas

As algas fornecem alimento e oxigênio aos corais, enquanto os corais fornecem substâncias residuais às algas, como nitrogênio e dióxido de nitrogênio.

5 - Algas e corais

Conheça mais sobre o universo dos animais silvestres no portal Fauna News.

Gostou de saber disso?

Receba nosso conteúdo direto no seu WhatsApp.

Clique e assine o

É grátis!

Texto: Leonora Sales e Williany BSouza Imagens: Disney/Reprodução (tela 4); Maria Leleu/Unsplash (capa e tela 7) Gifs: Tenor