brasil:

muito mais do que futebol, bundas e carnaval

Muitas vezes, quando se fala em Brasil para pessoas de outros países, logo comentam sobre futebol, dizem o nome de algum jogador ou fazem uma dancinha e falam: carnaval!

Para além desses e outros estereótipos, o Brasil é conhecido pela hospitalidade do seu povo,  pelas diferentes paisagens,  culturas diversas e por ter  a maior biodiversidade do planeta.

Além disso, o país é o segundo no ranking de maior diversidade de aves. Em 2021, o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) identificou, na 13ª Lista de Aves do Brasil, 1.971 espécies.

São 1.742 aves residentes ou migratórias que se reproduzem no Brasil, 293 espécies que só existem no país, 126 aves visitantes que não se reproduzem aqui e 103 que aparecem ocasionalmente.

A vasta diversidade de aves costuma atrair muitos observadores para o Brasil há algumas décadas. O número de observadores de aves sobe a cada ano. Mas isso não é suficiente.

Apesar da grande diversidade, o Brasil não é exemplo de conservação de animais selvagens e menos ainda da avifauna. O país ocupa o topo do ranking de nações com mais aves ameaçadas de extinção.

O número não é pequeno! Segundo dados da BirdLife International, 174 espécies de aves estão com risco  de desaparecer. Entre elas estão a arara-azul-grande e o albatroz-gigante.

Para que os animais não existam apenas em fotos, é urgente que a população mude o seu comportamento e contribua com a conservação da fauna e seu habitat.

A educação ambiental é um caminho possível para essa mudança. Informar não é o suficiente. É necessário conscientizar as pessoas sobre a importância da fauna silvestre para o equilíbrio dos ecossistemas.

Busque e contribua com a divulgação de campanhas para a sensibilização da população sobre os animais silvestres existentes na sua localidade.

Divulgue as belezas naturais do Brasil! Quanto mais gente em contato com a natureza e sua exuberância, mais aliados teremos para a conservação do nosso país.

Conheça a coluna Observação de Aves do faunanews.com.br

TEXTO

Tati Pongiluppi

ADAPTAÇÃO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Camilo Ayala/ Tenor/ Pixabay/ Susana e Wagner Coppede/ Tati Pongiluppi/ Daniela de Almeida/ Unsplash/ Claudio Rossi