Gif: Tenor
Em todos os cantos do planeta, as abelhas desempenham um papel fundamental na natureza. É provável que você já tenha avistado uma delas, seja no seu próprio quintal ou até mesmo em filmes.
Gif: Tenor
Conhecidas como “melíponas”, as abelhas nativas povoam diversos biomas do território brasileiro com mais de 300 espécies, das quais vamos conhecer algumas.
Gif: Tenor
Urussu-boi (Melipona scutellaris) Grandes e famosas por seu porte avantajado, elas são encontradas na região Nordeste e polinizam culturas de abacate, pimentão e pitanga.
Foto: reprodução | ecoa.org
Mandaçaia (Melipona quadrifasciata) Uma abelha robusta que poliniza as culturas de abóbora, pimentão e se adaptam muito bem nas regiões Sul e Sudeste do país.
Foto: Thiago Mlaker
Jandaíra-preta-da-amazônia (Melipona fasciculata) Encontradas no Nordeste e no Centro-Oeste do Brasil, são abelhas fundamentais para a polinização de açaí, berinjela, tomate e urucum.
Foto: reprodução | ecoa.org
Tujuba (Melipona rufiventris) Uma espécie frequentemente encontrada na Bahia e em Goiás, atualmente reconhecida como ameaçada de extinção devido à alteração de seu hábitat.
Foto: reprodução | ecoa.org
Iraí (Nannotrigona testaceicornis) Uma abelha comumente encontrada em áreas tropicais. Elas têm uma habilidade de adaptação significativa a ambientes urbanos, construindo seus ninhos em muros de concreto, blocos de cimento e tijolos.
Foto: Cursos CPT
Cada uma dessas espécies desempenha um papel importante na polinização, um processo vital para a produção de frutas e flores. Portanto, é fundamental defender a conservação dos hábitats das abelhas.
Gif: Tenor