Ariranha, o maior mamífero semiaquático das Américas

Também conhecida como lontra-gigante e onça-d’água

Provavelmente você conhece as lontras e sabe o quanto esses animais são fofinhos. Mas você sabia que elas são da mesma família que a ariranha? Conheça mais sobre a ariranha nesta web story.

Seta rabiscada

A ariranha, de nome científico Pteronura brasiliensis, pertence à família Mustelidae, a mesma das lontras. Ela vive em locais de água doce pela América do Sul, em países como Brasil e Peru.

Geralmente vive em grupos familiares de até 15 membros e é comum que essas “famílias” construa latrinas nas margens dos rios, onde marca o território com urina e fezes.

Também conhecida como lontra-gigante e onça-d’água, a ariranha tem tamanho variando entre 1,5 e 1,8 metro. Ela é a maior espécie da sua família e o maior mamífero semiaquático das Américas..

De hábitos diurnos, esse animal prefere se alimentar de peixes, mas também come crustáceos, moluscos e pequenos vertebrados como mamíferos, aves e répteis.

Por volta dos dois anos e meio  de vida, a ariranha atinge a maturidade sexual e chega a produzir uma ninhada por ano. A gestação, de até seis filhotes, dura cerca de 70 dias.

No Pantanal, a ariranha pode dividir seu habitat com a lontra-pequena (Lontra longicaudis) e elas normalmente não competem, isso porque há diferenças entre suas alimentações.

No passado, a ariranha foi muito caçada, sobretudo para o comércio da sua pele e muitas populações da espécie não foram  capazes de se recuperar.

Atualmente, a lontra-gigante está na lista vermelha da IUCN como animal ameaçado de extinção. Fatores como a caça e a captura para venda, além da poluição dos rios, são os principais riscos para o bicho.

Agora que conhece um pouco mais da ariranha, não apoie a caça e a captura de animais silvestres. Denuncie esses crimes às autoridades.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

veja também:

Como a caça e as alterações de habitat afetam as lontras?

TEXTO

Leonora Sales  e Williany BSouza

IMAGENS

Charles J. Sharp (Wikimedia Commons)/ Charles J. Sharp (Wikimedia Commons)/ Bernard Dupont (Wilimedia Commons)/ Kurschner/ Edir Alves (Reprodução/ Instagram)/ Tenor/ Tenor/ Gerry Zambonini (Wikimedia Commons)/ Bernard Dupont (Wikimedia Commons)/ Neil Turner (Wikimedia Commons)/ Pexels/ Pixabay.