ANIMAIS SELVAGENS TAMBÉM SÃO VACINADOS, INCLUSIVE CONTRA COVID-19

As vacinas têm importante papel na prevenção de doenças e salvam milhões de vidas. Há vacinas para humanos, para animais de companhia ou de produção e também para animais selvagens.

O assunto nunca esteve tão em pauta quanto nos últimos tempos devido ao seu importante papel na prevenção e redução dos casos graves da Covid-19 durante a pandemia. Mas o que as vacinas fazem?

Basicamente, as vacinas estimulam o organismo a produzir uma defesa contra o agente de determinada doença. Elas estão divididas em dois grandes grupos, a partir de microrganismos mortos ou vivos.

No caso dos animais selvagens, não devem ser usadas vacinas de vírus vivos modificados, apenas em casos de experiência prévia com a vacina e com a espécie.

São raras as vacinas especificamente desenvolvidas para os animais selvagens. Isso se dá, principalmente, devido ao grande número de espécies e aos custos para o desenvolvimento.

Linha branca

Em alguns casos, vacinas preparadas para os humanos são utilizadas nos animais, como a vacina contra a febre amarela, uma enfermidade que acomete primatas não humanos no Brasil.

Em 2016, por exemplo, um surto de febre amarela causou mortes em populações de diversas espécies como os bugios, sauás e, inclusive, no mico-leão-dourado, já ameaçado de extinção.

No caso da Covid-19, uma empresa farmacêutica americana está desenvolvendo uma vacina especificamente para animais. A doença afetou algumas espécies de animais selvagens, como tigre e leão.

Animais de outras espécies de silvestres também estão sendo vacinados para a proteção desses indivíduos e para conter a disseminação da enfermidade.

Linha branca

A existência de vacinas, especialmente para espécies ameaçadas, é mais uma ferramenta que pode ser útil na conservação das populações de animais selvagens.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

ADAPTAÇÃO

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

UENF/ Pixabay/ USFWS Mountain Prairie/CC BY-ND 2.0/  Pixabay/ Tenor.

TEXTO

Cátia Dejuste de Paula