Vive num abacaxi e mora no mar? Bob Esponja calça quadrada! Quer exemplo de Zoologia Cultural com “sabor” de nostalgia? Bob Esponja calça quadrada!
Gif: Tenor
Para quem assistiu na TV aberta, este será um momento de nostalgia. Também presente nas plataformas de streaming, a animação inspirada no universo da fauna marinha foi lançada em 1º de maio de 1999.
Gif: Tenor
Criação de Stephen Hillenburg, Bob Esponja teve rascunhos em 1984, quando o autor lecionava biologia marinha no Instituto Ocean, na Califórnia. Confira curiosidades sobre os animais no desenho na web story!
Gif: Tenor
O famoso calça quadrada é inspirado nas esponjas-do-mar, organismos multicelulares sésseis (que precisam se fixar em outro corpo para sobreviver) encontrados nos oceanos, rios e lagos.
Gif: Tenor
O melhor amigo do Bob Esponja, Patrick é uma estrela-do-mar, um animal equinodermo de aparência espinhosa ou verrucosa, com reprodução sexual e assexuada.
Gif: Tenor
Lula Molusco? Engano! O ranzinza é um polvo, da ordem Octopoda, com corpo mole e sem esqueleto de aparência diferente do das lulas.
Gif: Tenor
É o dono da Krusty Krab? Caranguejo! Crustáceo dos oceanos, ele é encontrado em diversas regiões do planeta.
Gif: Tenor
Gary, o caramujo marinho! No Brasil, é conhecido também como “búzios”. Herbívoro e noturno, ele é o famoso bicho de estimação do Bob Esponja!
Gif: Tenor
Instrutora de condução de barcos na Fenda do Bíquini, a Sra. Puff é um peixe da espécie baiacu. O animal infla o corpo quando se sente ameaçado.
Gif: Tenor
Baleia filha de caranguejo? Na imaginação tudo é possível! Pérola, a filha do Sr. Sirigueijo, é uma cachalote. No Brasil, elas aparecem na costa do Nordeste, mas também há ocorrências ao Sul, em Santa Catarina.
Gif: Tenor
O conhecimento precisa ser disseminado em todos os formatos possíveis para que a conservação da fauna seja debatida e iniciativas de proteção dos animais silvestres surjam cada vez mais.
Gif: Tenor
Seja na literatura, na música ou no audiovisual, personagens inspirados em animais contribuem para a divulgação das espécies e também para a ampliação de espaços para debates.
Gif: Tenor