Foto: José Milton S. Jr. | Wikimedia Commons
O semiárido brasileiro é uma região delimitada que se estende pelos nove estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais.
Foto: Xavier Bartaburu
A caatinga é o bioma predominante nessa região e, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, mais de 950 espécies de mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e insetos podem ser encontrados por lá.
Foto: Xavier Bartaburu
Gif: Tenor
A seguir, veja cinco espécies de animais silvestres do semiárido brasileiro.
Gif: Tenor
Cervídeo de pequeno porte, é um animal diurno e solitário, além de muito territorialista.
Foto: Peter Weimann
Também conhecido como cabeça-vermelha, é uma ave passeriforme endêmica do Nordeste. Seu “canto” pode ser ouvido principalmente no amanhecer do dia.
Foto: Dario Sanches | Wikimedia Commons
Ameaçado de extinção, o calango-de-cauda-verde é um réptil que pode medir até 30 centímetros de comprimento e, apesar do nome, seu padrão de coloração pode mudar de acordo com a idade.
Foto: Bernard Dupont | Wikimedia Commons
Mamífero roedor, a cutia vive próximo de árvores e é muito ágil, correndo com rapidez impressionante entre a vegetação. Sua coloração pode mudar de acordo com a região onde vive.
Foto: Renato Acr Couto | Wikimedia Commons
Endêmica da Caatinga, vive nos ambientes que apresentam galhos secos, como uma forma de proteção contra predadores. A sua principal característica são os chifres e o nome “preguiça” se deve ao caminhar lento.
Foto: Reprodução | BioDiversity4All
O Semiárido brasileiro é uma região rica em biodiversidade e cheia de belezas naturais. Agora que você conhece um pouco mais sobre essa parte do nosso país, apoie iniciativas de conservação e proteção da vida silvestre!
Você já conhecia todas essas espécies? Conta para a gente! Ah, e não esquece de compartilhar este conteúdo para que chegue a mais pessoas.
Você sabia que pode baixar livros gratuitamente no Fauna News? São dois títulos sobre Ecologia de Transportes.