Não é desse jacaré que vamos falar, mas de outro também muito popular e essencial para o meio ambiente.
Presente no folclore brasileiro, personagem de diversas produções audiovisuais e até protagonista de polêmica envolvendo à vacinação contra Covid-19, o jacaré é um dos répteis mais conhecidos do público. No Fauna News, separamos algumas curiosidades sobre esse fascinante animal.
O jacaré é muito parecido com o crocodilo e pode até ser confundido com ele, mas não é o mesmo animal. Eles são de famílias distintas, possuem focinhos e dentes diferentes. E ah, o crocodilo não é brasileiro!
Existem 23 espécies crocodilianas no mundo, ou seja, famílias de jacarés, crocodilos e gaviais. No Brasil, podem ser encontradas seis espécies de jacarés: o jacaré-paguá, o jacaré-açu, o jacaré-do-papo-amarelo, o jacaré-do-pantanal, o jacaretinga e o jacaré-coroa.
Esse animal possui a pele resistente à perda de água e os ovos com os filhotes são formados por uma casca rígida, que possui uma câmara cheia de líquido, o que ajuda a proteger o embrião da dessecação.
O jacaré é um animal ectotérmico, ou seja, sua temperatura corporal varia de acordo com o ambiente. Se faz calor, o bicho logo busca por locais úmidos. Mas se está frio, ele fica exposto ao Sol para se esquentar.
Diferente de outros répteis, o jacaré possui um coração dividido em quatro cavidades, semelhante ao das aves.
O jacaré é um bicho muito conhecido por sua boca grande e dentes largos em formatos de cone. Ele tem cerca 80 dentes e pode trocá-los até 40 vezes ao longo da vida.
O jacaré se alimenta de diferentes espécies de animais: de pequenos moluscos até bichos mais fracos ou doentes que não conseguem escapar do seu ataque.
IMAGENS
Tenor/ Tenor/ Leonardo Ramos (Wikimedia Commons)/ Tenor/ Jonas Techy (Wikimedia Commons)/ Bernard Dupont (Wikimedia Commons)/ Andreas Trepte (Wikimedia Commons)/ Tenor/ Charles J. Sharp (Wikimedia Commons)/ Pixabay.
TEXTO
Leonora Sales e Williany BSouza