Por Leonora Sales e Williany BSouza
Em 2022, o Pantanal é até cenário e nome de novela do horário nobre, um remake da trama de 1990 produzida pela extinta TV Manchete sob a autoria de Benedito Ruy Barbosa.
A novela tem como mote principal o amor de Jove e Juma. Ele é filho do fazendeiro mais rico da região, enquanto ela é temida por todos por ser filha de uma mulher que se transforma em onça.
Mesmo com sua primeira ambientação em 1990, a novela Pantanal é composta por simbolismos e referências à fauna brasileira e à relação dos homens com a natureza.
Um fato curioso nos 32 anos que separam a primeira versão da novela e o seu remake em 2022 são as mudanças sofridas no bioma. Segundo o Instituto SOS Pantanal, o bioma perdeu, até 2019, 15,7% da sua área de vegetação nativa.
As queimadas, o desmatamento e a perda da água afetam a região. Estudos apontam que o Pantanal pode ter perdido 74% de água e que 25% de sua área foi afetada devido aos incêndios.
Na trama, uma mulher se transforma em onça para atacar quem a ameaça. Na vida real, as onças-pintadas são as maiores vítimas de caçadas e são classificadas pela IUCN e pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável.
Leonora Sales e Williany BSouza
Matthews Beeman (Wikimedia Commons)/ Unsplash/ Unsplash/ Unsplash/ Rede Globo/ Tenor/ Tenor/ Chico Ribeiro/ Brigada Pantanal PrevFogo Ibama MS/ Tenor/ Unsplash/ Pixabay/ Tenor.