Jaguatirica

Conheça um pouco sobre o Leopardus pardalis

A  jaguatirica é um felino de hábitos e características peculiares, que a diferencia dos demais desse grupo. Saiba mais sobre essa espécie a seguir.

Maior do que um gato e menor do que onça, a jaguatirica é um mamífero da família Felidae, nativa das Américas. No Brasil, exceto pelo Rio Grande do Sul, ela está presente em todos os Estados.

Seu nome científico é Leopardus pardalis e existe 10 subespécies descritas de jaguatirica. Duas são endêmicas do Brasil: Leopardus pardalis mitis e Leopardus pardalis melanura.

A jaguatirica, que pode medir até 100 centímetros de comprimento e pesar entre sete e 16 quilos, é um animal de hábitos noturnos, territorialista e solitário, exceto no período reprodutivo.

A gestação de uma jaguatirica pode durar de 70 a 85 dias e a ninhada pode ter até quatro filhotes. Em vida livre, esse animal pode viver até cerca de 10 anos.

A jaguatirica possui pelagem curta, com presença de manchas e listras por todo corpo, lembrando às rosetas e manchas da onça-pintada.

A jaguatirica é um animal carnívoro e está no topo da sua cadeia alimentar. Sua alimentação consiste em pequenos mamíferos, aves, roedores menores e predadores maiores.

A jaguatirica já esteve entre os felinos mais explorados para o comércio de pele. No Brasil, de acordo com os relatórios da CITES, de 1968 a 1970 o total de peles de Leopardus pardalis comercializadas foi de 349.680 unidades.

O estado de conservação da jaguatirica é classificado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como pouco preocupante, o que não significa que não devamos nos importar com ela. Hoje, a principal ameaça às populações desse animal é a perda do habitat causada pelas ações humanas.

Apoie o jornalismo pela defesa e conservação dos animais silvestres.

Esse conteúdo foi importante? Compartilhe para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto.

Leonora Sales e Williany BSouza

IMAGENS

Pixabay/ Erik Kilby (Wikimedia Commons)/ Supreet Sahoo (Wikimedia Commons)/ Spencer Wright (Wikimedia Commons)/ Simon Ruf (Wikimedia Commons)/ Tony Hisgett (Wikimedia Commons)/ Instituto Últimos Refúgios / Abujoy (Wikimedia Commons)/ Unsplash/ Tenor.

TEXTO